carbonreport.com.br

Biocombustíveis

Biocombustíveis

O que é um biocombustível?

Biocombustível é qualquer combustível proveniente de biomassa vegetal ou animal, ou seja, de matéria-prima não mineral, define a Embrapa. Já a Agência Internacional de Energia (AIE) só considera biocombustíveis os líquidos derivados da biomassa usados ​​para transporte.

Em todas as definições os biocombustíveis são considerados alternativa ao uso dos combustíveis líquidos de origem fóssil, como gasolina, diesel e combustíveis de aviação, intensivos em emissões de carbono

Mas para terem o seu peso ambiental positivo ampliado, sua produção precisa ser sustentável para que esse efeito seja relevante. As críticas mais comuns a esse tipo de combustível são o fato de sua produção em grande escala exigir a disponibilidade de vastas áreas para plantio e eventual competição dessas culturas com a produção de alimentos.

Biocombustíveis convencionais

Os biocombustíveis convencionais mais comuns são o etanol, produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar ou do milho. O etanol pode ser misturado com combustíveis à base de petróleo, queimado em motores de combustão interna e distribuído através de uma ampla infraestrutura já existente no Brasil e em outros países do mundo. Aqui, é usado sozinho ou com a gasolina.

Existem também biocombustíveis de nicho, como o biogás, derivado do tratamento anaeróbico de esterco e outros materiais de biomassa. No entanto, os volumes de biogás de uso veicular são relativamente pequenos.

Biocombustíveis avançados

Os biocombustíveis avançados utilizam culturas não alimentares, resíduos agrícolas e florestais, mas ainda não alcançaram grande escala comercial. Podem ser misturados com combustíveis à base de petróleo, queimados em motores de combustão interna e distribuídos através da infraestrutura disponível ou utilizados em veículos adaptados. 

Muitos biocombustíveis avançados estão em desenvolvimento, incluindo etanol celulósico e o diesel de madeira.

Biocombustíveis sintéticos

Os biocombustíveis sintéticos são avançados e podem ser sintetizados a partir da gaseificação térmica de biomassa, por exemplo.

Eletrocombustíveis

Os eletrocombustíveis são biocombustíveis produzidos a partir de um eletrolisador que divide a água em hidrogênio e oxigênio. 

Fontes: Embrapa e Agência Internacional de Energia