Ao habilitar quase 1,7 gigawatts (GW) de capacidade de energia limpa em seis parques eólicos offshore na Europa, companhia ganhou mais capacidade eólica offshore do que qualquer outra empresa
10 de julho de 2024
A Amazon anunciou nesta quarta-feira (10/7) que atingiu a meta de abastecer suas operações globais com 100% de energia renovável. Por que isso é importante? Porque a energia tem um grande peso nas emissões de gases de efeito estufa de setores em que a tecnologia digital é fundamental, como os marketplaces.
Segundo a Amazon, a transição para o uso da energia sem carbono é uma das maneiras mais rápidas de ajudar a lidar com as mudanças climáticas. “Na Amazon, estamos trabalhando para descarbonizar nossos negócios e igualamos nosso uso de eletricidade com energia 100% renovável sete anos antes do planejado originalmente”, diz o comunicado.
Uma das maneiras mais impactantes de fazer isso foi habilitar quase 1,7 gigawatts (GW) de capacidade de energia limpa em seis parques eólicos offshore na Europa – mais capacidade eólica offshore do que qualquer outra empresa, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
O Amazon-Shell HKN Offshore Wind Project é o primeiro parque eólico offshore que a Amazon habilitou para se tornar operacional. Este projeto pioneiro, na costa da Holanda, tem uma notável capacidade de energia livre de carbono de 759 megawatts, com uma geração anual esperada de 3,3 terawatts-hora.
“Estamos animados para ver as primeiras lâminas começarem a girar na costa da Holanda, produzindo energia livre de carbono para as operações da Amazon na Europa”, disse Lindsay McQuade, nossa diretora de Energia para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) . “Estamos permitindo o desenvolvimento de parques eólicos offshore para ajudar a aproveitar a força dos ventos oceânicos e, como resultado, a Amazon se tornou a maior compradora corporativa de energia eólica offshore do mundo, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF).”
A Amazon é um dos vários grupos que apoiaram o desenvolvimento do HKN, localizado a cerca de 18 quilômetros da costa da Holanda, com 69 turbinas eólicas , cada uma com capacidade de 11 MW. Junto com outras inovações, o HKN está usando dados em tempo real e turbinas eólicas inteligentes que podem responder a condições de mudança em segundos e ajudar a manter a estabilidade em toda a rede elétrica.
No total, a Amazon anunciou seis parques eólicos offshore, todos localizados ao longo das costas da Alemanha, Holanda e Reino Unido. Uma vez que cada projeto se torne operacional, espera-se que eles produzam 6,8 gigawatts-hora de energia livre de carbono anualmente – o suficiente para abastecer 1,8 milhões de lares europeus médios.
Projeto Eólico Offshore Amazon-Shell HKN. Foto de divulgação