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Amogy batiza primeira embarcação livre de carbono do mundo

Amogy batiza primeira embarcação livre de carbono do mundo

Nova tecnologia de craqueamento da amônia seria uma solução para setores difíceis de reduzir emissões de gases de efeito estufa, como o de transporte marítimo

01 de agosto de 2024

A primeira embarcação livre de carbono movida a amônia do mundo está a um passo de realizar a sua viagem inaugural pelo rio Hudson, Nova York, nos Estados Unidos, segundo a Amogy. Esta empresa pioneira em soluções de energia de amônia sem emissão de gases de efeito estufa e com alta densidade energética, realizou nesta quarta-feira (31/7) a tradicional cerimônia de renomeação de um rebocador histórico reformado, agora chamado de NH 3 Kraken.

Originalmente construído em 1957, o rebocador teve vários proprietários e nomes até ser vendido para a Amogy. A embarcação foi rebatizada em homenagem à tecnologia de “craqueamento” que converte amônia líquida (NH 3 ) em seus elementos básicos de hidrogênio e nitrogênio, e então canaliza o hidrogênio para uma célula de combustível, gerando energia de alto desempenho com zero emissões de carbono.

A Amogy está focando essa tecnologia limpa em setores difíceis de reduzir emissões de gases de efeito estufa, como o de transporte marítimo e geração de energia.

Seonghoon Woo, CEO da Amogy, lê para Poseidon como parte da cerimônia de renomeação. Imagem divulgação Amogy
Seonghoon Woo, CEO da Amogy, lê para Poseidon como parte da cerimônia de renomeação. Imagem divulgação Amogy

“A cerimônia de hoje marca um momento significativo à medida que nos aproximamos de fazer história marítima e transformar uma das indústrias mais antigas do mundo”, disse Woo. “A modernização do NH 3 Kraken está quase concluída e, em breve, celebraremos não apenas a validação de nossa tecnologia proprietária em embarcações marítimas, mas também o início de uma nova era. Este empreendimento nos permite a oportunidade extraordinária de forjar um futuro mais verde para as gerações futuras”, disse o CEO da Amogy, Seonghoon Woo.

O executivo liderou a tradicional cerimônia de renomeação, que incluiu o “expurgo” simbólico do antigo nome do barco — uma tradição marítima que se acredita apaziguar Poseidon, o Deus do mar, garantindo a passagem segura e a boa sorte do navio. A empresa quer que o NH 3 Kraken comprove a amônia como combustível primário seguro em novas construções ou embarcações reformadas.

Há cerca de um mês, a Amogy e a Mitsubishi Shipbuilding anunciaram ter concluído um estudo de viabilidade do sistema de fornecimento de amônia para o setor marítimo, com o objetivo de contribuir para o alcance das metas definidas pela Organização Marítima Internacional de redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa no setor até 2050. Os estudos foram conduzidos pelas duas empresas para confirmar a viabilidade de dois projetos em colaboração – um trem de força combinando craqueamento de amônia e célula de combustível de hidrogênio para navios – uma instalação de fornecimento de hidrogênio para fornecer hidrogênio como combustível piloto para motor de combustível de amônia.

Imagem: divulgação Amogy