Conselho Municipal estimula veículos elétricos instalando 2.600 carregadores e cobrando estacionamento barato
27 de janeiro de 2024
O Conselho de Westminster, na região central de Londres, está introduzindo cobranças de estacionamento baseadas em emissões de dióxido de carbono (CO2), para residentes e visitantes que dirigem na cidade. O novo sistema de tarifação prevê que os veículos sejam tarifados com base nos seus níveis de emissões de CO2.
Westminster tem algumas das maiores emissões de carbono de Londres e a pior qualidade do ar. As mudanças destinam-se a ajudar o bairro a atingir o seu objetivo líquido zero até 2040 e a combater a má qualidade do ar, que contribui para milhares de mortes prematuras na cidade todos os anos, informou o Conselho.
Estímulo aos veículos elétricos
O Conselho já instalou mais de 2.500 estações de carregamento de veículos elétricos, mais do que qualquer outra autoridade local no Reino Unido. O objetivo é incentivar os moradores e as pessoas que dirigem na cidade a mudarem para veículos menos poluentes.
Os residentes de Westminster com um veículo elétrico pagarão o equivalente a £ 1,50 (quase R$10) por semana para estacionar fora de casa.
Westminster junta-se a vários outros bairros de Londres na introdução de um esquema baseado em emissões, à medida que a popularidade dos veículos elétricos continua a crescer. Além disso, o município está lançando uma consulta para ouvir as opiniões sobre os novos esquemas de cobrança. A partir de quinta-feira (25/1) as pessoas poderão partilhar opiniões e colocar questões sobre o programa durante um período de três semanas.
“A Câmara Municipal de Westminster investiu pesadamente em infraestrutura de veículos elétricos para incentivar as pessoas a mudarem para veículos menospoluentes”, disse o vereador Paul Dimoldenberg, membro do Gabinete para Gestão Municipal e Qualidade do Ar.
Em Westminster, além dos carregadores elétricos, 50% da frota de coleta de resíduos é composta por veículos elétricos com emissões zero.
Até agora, as taxas de estacionamento de veículos elétricos em Westminster têm sido extremamente baixas. O novo esquema apoiará o crescimento dos veículos elétricos, mantendo ao mesmo tempo os preços justos, proporcionais e tão baixos quanto possível, acrescentou.