Bioma
Bioma uma comunidade formada por vegetação e vida animal adaptadas a um clima e condições geográficas específicas.
Faixa de temperatura, tipo de solo, incidência de luz e quantidade de água disponível determinam suas características únicas, que em seu conjunto o distingue de outros biomas.
Os biomas podem ser aquáticos ou terrestres. Os aquáticos se dividem entre os de água salgada ou água doce. Os biomas marinhos cobrem cerca de três quartos da superfície da Terra e incluem oceanos, recifes de corais e estuários. Os de água doce são formados por massas de água cercadas por terra, como lagoas, rios e lagos que têm um teor de sal inferior a um por cento.
De florestas a desertos, os biomas terrestres também podem variar muito. As florestas são dominadas por árvores e compõem cerca de um terço da superfície da Terra. Nelas está grande parte da biodiversidade do mundo, incluindo insetos, pássaros e mamíferos.
Nos desertos, que correspondem a 20% da superfície do planeta, predominam condições extremas de vida, devido ao ambiente seco. Neles, a biodiversidade é mais escassa, porque para viver ali é preciso uma adaptação maior.
Biomas brasileiros
Os principais biomas brasileiros são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Amazônia
A Amazônia ocupa quase metade do território brasileiro. Neste bioma está a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, que abriga mais de um milhão de espécies de vegetais catalogadas, três mil espécies de peixes, 950 tipos de pássaros, além de insetos, répteis e mamíferos.
A Floresta Amazônica é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, porque seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Responsável por capturar dióxido de carbono pelo processo de fotossíntese, são fundamentais para o equilíbrio do clima do planeta.
A Amazônia abrange outros países além do Brasil, como o Peru, a Bolívia e a Colômbia. Aqui, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966 e, atualmente, inclui os estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
Caatinga
A Caatinga é o ecossistema predominante no Nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. A Caatinga possui, no entanto, uma grande riqueza biológica e espécies que só existem lá.
Cerrado
O Cerrado está localizado, principalmente, no Planalto Central. O Cerrado é reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo: a flora tem mais de 10 mil espécies de plantas; a fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 espécies de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o bioma mais ameaçado. Restam apenas cerca de 27% de sua cobertura florestal original. É o habitat de mais de 1.300 espécies de animais.
Pampa
O Pampa está localizado no Sul do Estado do Rio Grande do Sul e faz parte dos Pampas Sul-Americanos, que abrangem parte da Argentina e Uruguai. O clima desse Bioma é chuvoso e com baixas temperaturas no inverno. Grande parte de sua cobertura vegetal é ocupada pela agricultura e pastagem natural.
Pantanal
O Pantanal é conhecido como a maior planície de inundação contínua do planeta e o mais preservado entre os biomas brasileiros.
Fontes: IBGE e National Geographic Society
Foto de Tânia Rêgo/Agência Brasil: Bicho-preguiça pendurado em galho de árvore na trilha para o Cânion do Iconha, Guapimirim, Rio de Janeiro, em 28/03/2023