carbonreport.com.br

Como as novas normas de sustentabilidade e clima devem afetar o mercado de capitais?

Como as novas normas de sustentabilidade e clima devem afetar o mercado de capitais?

Evento promovido pelo Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) vai debater a questão em semana ESG que começa dia 26 de agosto

20 de agosto de 2024

O Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) realiza, entre os dias 26 de agosto e 5 de setembro, a ESG Week, com painéis online diários e gratuitos. O objetivo é debater como as novas normas contábeis de divulgação de sustentabilidade e clima afetarão a governança das empresas brasileiras e o mercado de capitais. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

A partir deste ano, as companhias abertas e os fundos de investimento podem, de forma voluntária, elaborar e publicar um relatório anual especial com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Os indicadores e métricas seguirão normas internacionais reguladas no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e sua divulgação passará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2026.

Um painel do no 2 de setembro será dedicado a discutir “Como as divulgações de sustentabilidade serão um diferencial para o mercado de capitais brasileiro”, com o olhar dos investidores, do mercado financeiro e de capitais. Já estão confirmados como painelistas Fabio Coelho, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec); Carlos Takahashi, diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); César Sanches, head de Sustentabilidade da B3; e Diego Barradas, coordenador do GT Capital Markets do Ibracon.

Já no dia 4 de setembro, o painel “Como as divulgações de sustentabilidade atuais afetam a governança das empresas e qual a expectativa com relação às novas normas” terá a participação de Alexandre Carboni Machado, membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon; Leandro Almeida, coordenador da Comissão de ESG da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); José Victor Sousa, head de Relatórios Financeiros e Controles Internos da Vale; Valéria Café, diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; e Virginia Nicolau Gonçalves, gerente de reporte ESG em RI do Itaú. Será uma oportunidade para conhecer os cases de empresas e quais serão os desafios delas na implementação das divulgações de sustentabilidade.

A programação completa pode ser acessada no site.