carbonreport.com.br

Conferência Brasileira Clima & Carbono da Aliança Brasil NBS debaterá a transição ecológica

Conferência Brasileira Clima & Carbono da Aliança Brasil NBS debaterá a transição ecológica

Descarbonização da indústria, estratégias para alcançar a NDC brasileira e as expectativas para a COP29 do Clima estão entre os principais tópicos a serem debatidos

25 de setembro de 2024

“Do Global ao Local: Transição Ecológica e Adaptação” é o tema que marcará o início da segunda edição da 2ª Conferência Brasileira Clima e Carbono, promovida pela Aliança Brasil NBS, uma associação sem fins lucrativos que atua para fortalecer as Soluções Baseadas na Natureza (do inglês Nature-Based Solutions – NBS). O evento será realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em São Paulo (SP).

Um dos objetivos do evento é ampliar o diálogo sobre a jornada do G20 em direção à Transição Ecológica e trazer foco para a importância da descarbonização para a indústria como um todo, com maior compreensão sobre o papel dos diferentes setores no mercado de carbono. A conferência abordará, ainda, as estratégias para alcançar a NCD (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira, ou seja, as metas nacionais em sua ambição climática, e as expectativas para a COP-29 de Baku, em novembro, no Azerbaijão.

“O evento será uma oportunidade para mergulharmos na temática climática, olharmos as perspectivas para o futuro do mercado de carbono no Brasil e refletirmos sobre os avanços do setor para os próximos meses e como este pode contribuir para o combate às mudanças do clima de maneira efetiva e íntegra. Também vemos este encontro como um catalisador de conhecimento e boas práticas do mercado, principalmente com a proximidade de temas como a regulamentação do setor e a COP-30, no Brasil”, afirma Carla Zorzanelli, gerente-geral da Aliança Brasil NBS.

A NBS reúne, atualmente, 26 associados, entre as principais empresas desenvolvedoras de projetos para geração de crédito de carbono, Organizações Não-Governamentais e investidores de impacto.

A Conferência contará com organizações nacionais e internacionais, como a WayCarbon e a Systemica.

“Temos a honra de fazer parte da Aliança Brasil NBS e de patrocinar a Conferência Brasileira Clima e Carbono. Essas iniciativas fortalecem nosso objetivo de contribuir para o debate técnico e de negócios que viabilizarão a construção do mercado de carbono no Brasil com segurança e seriedade”, afirma Lucas Ribeiro, gerente de projetos da WayCarbon.

Para Munir Soares, sócio-fundador e CEO da Systemica, uma das empresas apoiadoras do encontro, participar da Conferência Brasileira Clima & Carbono é de suma importância, já que o evento proporciona uma plataforma única de debates. “Será uma oportunidade para discutirmos e promovermos soluções climáticas baseadas na natureza. Sabemos do nosso papel na construção de um futuro de neutralidade das emissões, e seguiremos inovando na mitigação das mudanças climáticas”, diz.