O que é a
COP da ONU?
COP é a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada para estabelecer diretrizes sobre desafios globais como mudança climática e biodiversidade. A mais conhecida das COPs é a do clima, organizada por um país diferente a cada ano. O anfitrião nomeia um presidente para liderar as negociações, consultando as lideranças e intermediando os acordos.
Em 2023, os países-membros da ONU vão participar da 28ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2025 o Brasil sediará a COP30, prevista para acontecer em novembro, em Belém do Pará.
Nas COPs, as nações que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), o Protocolo de Quioto, o Acordo de Paris e outros tratados internacionais firmados no âmbito da ONU se reúnem para tomar decisões sobre como implementar ou avançar nesses pactos.
Desde a COP21, realizada em 2015 na França, o principal objetivo das COPs tem sido a implementação do Acordo de Paris. Por meio deste tratado, os países-membros da ONU se comprometeram a agir para manter o aumento da temperatura média global “bem abaixo” de 2°C e tentar ir além, para limitar o aumento a 1,5°C acima do nível anterior à Revolução Industrial, que ocorreu de 1750 a 1850.
As COPs contam com a participação de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil.
Rio 92 foi pontapé inicial
As COPs foram gestadas na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também chamada de Cúpula da Terra, Eco 92 ou Rio 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992. O evento contou com a presença maciça de chefes de estado e resultou num tratado que entrou em vigor em 1994. Desde então, a ONU passou a realizar conferências anuais sobre o clima, exceto em 2020, devido à pandemia de Covid-19: