Qualquer estudante universitário ou profissional em início de carreira pode participar do processo, composto de duas etapas, de desenvolvimento e descrição de um plano de utilização
05 de março de 2024
Termina no próximo dia 10 o prazo para as inscrições na quarta edição do EY Open Science Data Challenge 2024, que esse ano tem como temática central a resiliência costeira. O desafio global de uma das maiores consultorias e auditorias do mundo consiste em encontrar soluções para áreas costeiras, que são extremamente suscetíveis às mudanças climáticas em países em desenvolvimento.
Pelo menos 75% da população mundial vive a 50 quilômetros do oceano e essas áreas costeiras contêm ecossistemas essenciais, além de abrigarem ativos econômicos e infraestruturas cada vez mais vulneráveis às mudanças climáticas. Pensando nisso, os participantes terão a oportunidade de usar inteligência artificial, trabalhando com conjuntos de dados de satélite, para solucionar problemas sociais e ambientais por meio da tecnologia.
O desafio é composto por duas fases: a primeira consiste em desenvolver modelos em machine learning e inteligência artificial utilizando dados de satélite de alta resolução para avaliação dos danos provocados por tempestades, desastres e recuperação de ambientes costeiros.
Já a fase 2 visa criar um plano prático que descreva como o modelo da Fase 1 poderia ser aplicado pelos beneficiários locais para avaliar os danos na infraestrutura costeira, a vulnerabilidade, o impacto socioeconômico e o risco de alterações climáticas em futuras tempestades.
Quem pode participar?
O EY Open Science Data Challenge é válido para qualquer estudante universitário ou profissional em início de carreira com até dois anos de experiência. As melhores ideias serão elegíveis para a fase 2, em que irão concorrer a prêmios em dinheiro de até US$10 mil e participação em evento, em julho de 2024, em Atenas, na Grécia.
Além disso, os participantes do Brasil na 1ª fase concorrerão à premiação regional junto a outros países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia e México, com prêmios em dinheiro de até US$1.500.
Para se inscrever acesse o site oficial do desafio.