carbonreport.com.br

FGV lança MBA em PPPs Sustentáveis financiado com alocação de garantias do Tesouro Nacional

FGV lança MBA em PPPs Sustentáveis financiado com alocação de garantias do Tesouro Nacional

Disciplinas tratam de desafios públicos atuais, como geração de energia renovável, florestas, unidades de conservação e parques sustentáveis, reflorestamento e adaptação às mudanças climáticas

01 de fevereiro de 2024

Olavo Werlang

A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou nesta quinta-feira, 01/02, o MBA em Parceria Público Privada (PPP) sustentáveis, iniciativa que conta com o apoio institucional da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Este programa de treinamento gratuito, destinado a servidores e funcionários públicos de entidades subnacionais, será viabilizado através da alocação de 0,5% das operações de crédito com garantia da União, administradas pelo Banco do Brasil, conforme estipulado nas Portarias MF nº 808/2023 e STN/MF nº 1.478/2023.

O objetivo é promover o desenvolvimento de um corpo técnico especializado no setor público, com foco em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões em Projetos Sustentáveis, por meio de um programa de capacitação inovador e apto a reduzir lacunas de conhecimento na gestão pública estadual e municipal.

Estão previstas disciplinas que tratam de desafios públicos atuais, como geração de energia renovável, florestas, unidades de conservação e parques sustentáveis, reflorestamento sustentável e recuperação de áreas degradadas. A iniciativa abarca, ainda, requalificação urbana e adaptação às mudanças climáticas, saneamento, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e infraestrutura para abastecimento/recarga sustentável, entre outros projetos inovadores na agenda ambiental e de adaptação às mudanças climáticas.

O curso terá um total de 432 horas-aulas e será oferecido em formato híbrido, com duas turmas de até 42 alunos cada, com previsão de início ainda para o primeiro semestre de 2024. A organização do programa, a seleção dos participantes e a composição do corpo docente serão conduzidas pela FGV.

Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, reafirma a importância da iniciativa: “Não há como avançar de forma consistente em novos modelos de gestão se não houver a capacitação dos servidores para atuar tanto na estruturação de projetos quanto na gestão desses contratos. Por isso, o MBA em PPPs Sustentáveis é um marco no fortalecimento da gestão pública e criará condições para difusão de projetos e inovações em infraestrutura e serviços públicos”.

Para mais informações, clique aqui