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Frio ou calor: como o varejo de roupas enfrenta o tempo instável e as amplitudes térmicas?

Frio ou calor: como o varejo de roupas enfrenta o tempo instável e as amplitudes térmicas?

Com dias de frio e outros de calor intercalados numa mesma estação, a gestão de estoque torna-se crítica, segundo o diretor comercial da VarejOnline, William Santos

15 de agosto de 2024

Com as temperaturas oscilando drasticamente em curtos períodos, os lojistas enfrentam dificuldades para prever a demanda por produtos sazonais. Em um dia, consumidores podem procurar roupas de inverno, como casacos e cachecóis, e no dia seguinte, com a mudança do clima, perguntar por camisetas e roupas leves. Essa imprevisibilidade climática exige que os varejistas mantenham estoques diversos e flexíveis, prontos para atender às necessidades imediatas dos clientes.

Segundo William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda, com dias de frio e outros de calor intercalados numa mesma estação, a gestão de estoque torna-se crítica. Para o especialista, os varejistas precisam equilibrar a quantidade de produtos de diferentes estações para evitar tanto a falta de mercadorias, o que pode levar a promoções forçadas e prejuízos financeiros.

“Para lidar com essa situação, muitos lojistas estão investindo em tecnologias de previsão de demanda, que utilizam dados de consumo para antecipar mudanças e ajustar estoques de forma mais precisa. Além disso, a logística precisa ser extremamente ágil; a capacidade de repor rapidamente os produtos mais demandados e de redirecionar mercadorias entre lojas ou para centros de distribuição pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso”, comenta, destacando a importância de uma cadeia de suprimentos adaptável.

As estratégias de marketing também precisam ser dinâmicas e responsivas às condições climáticas. Campanhas promocionais baseadas no clima podem ser eficazes, atraindo consumidores com ofertas que correspondem às suas necessidades imediatas. Por exemplo, um momento de frio pode ser a oportunidade perfeita para promover vendas de roupas de inverno, enquanto um dia quente pode ver uma explosão de promoções de roupas de verão.

Na avaliação dele, as variações climáticas imprevisíveis estão forçando o varejo físico a se tornar mais ágil e tecnológico. “A capacidade de adaptar rapidamente as ofertas de produtos, a logística e as estratégias de marketing em resposta ao clima é crucial para manter a competitividade e a lucratividade no setor. Com a mudança global projetada para continuar causando flutuações climáticas, essa adaptabilidade é uma necessidade para a prosperidade do mercado varejista”, conclui.