carbonreport.com.br

IASB publica orientação para empresas relatarem riscos climáticos

IASB publica orientação para empresas relatarem riscos climáticos

Orientações são resposta à demanda dos investidores e visam melhorar a transparência das informações e fortalecer a conexão entre demonstrações financeiras e relatórios de sustentabilidade

31 de julho de 2024

O Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board – IASB) publicou hoje (31/7) um documento de consulta propondo oito exemplos de como as empresas podem aplicar as Normas Contábeis IFRS ao relatar aos investidores os efeitos dos riscos climáticos e de outras incertezas em suas demonstrações financeiras. O IASB é o órgão de definição de normas contábeis da Fundação IFRS.

No Brasil as normas IFRS S1 e S2, respectivamente relativas à sustentabilidade e ao clima, já podem ser adotadas, mas só serão obrigatórias em 2026.

Os exemplos ilustrativos foram desenvolvidos em resposta à forte demanda de stakeholders, particularmente de investidores. Eles expressaram preocupações de que as informações sobre incertezas relacionadas ao clima nas demonstrações financeiras fossem insuficientes ou parecessem inconsistentes com as informações fornecidas fora das demonstrações financeiras.

Segundo o comunicado, para responder a essas preocupações, os exemplos propostos pelo IASB visam:

melhorar a transparência das informações nas demonstrações financeiras; e
fortalecer a conexão entre as demonstrações financeiras e outras partes dos relatórios de uma empresa, como divulgações de sustentabilidade.

Os oito exemplos ilustrativos focam em áreas como julgamentos de materialidade, divulgações sobre suposições e incertezas de estimativas e desagregação de informações. Os princípios e requisitos ilustrados nestes exemplos se aplicam igualmente a outros tipos de incertezas além das que são relacionadas ao clima.
No desenvolvimento desses exemplos, o IASB colaborou com membros do International Sustainability Standards Board (ISSB) e sua equipe técnica. Essa colaboração ajudou a garantir que os exemplos ilustrativos funcionassem com os requisitos de divulgação relacionados à sustentabilidade do ISSB.

De acordo com o presidente do IASB, Andreas Barckow, “os investidores comunicaram claramente que consideram os riscos relacionados ao clima em seu processo de tomada de decisão. Embora nossos Padrões Contábeis já abordem tais riscos, identificamos a necessidade de exemplos ilustrativos para melhorar a aplicação desses requisitos. Nossos exemplos propostos visam fornecer essa clareza, ajudando as empresas a comunicar melhor em suas demonstrações financeiras como as incertezas relacionadas ao clima e outras afetam sua posição financeira e desempenho.”

O IASB convida todos os stakeholders a fornecer feedback sobre os exemplos ilustrativos propostos. O período de comentários está aberto até 28 de novembro de 2024. A organização não descarta a publicação de outros exemplos ilustrativos.