A iniciativa vai ouvir a população sobre as mudanças climáticas para entender como as pessoas percebem o problema, quais são suas preocupações e sugestões para lidar com a situação no Brasil
13 de agosto de 2024
O Instituto DuClima, em parceria com a ActionAid, lança nesta quarta-feira (14/8) a Pesquisa Nacional Participa Clima. O objetivo é compreender quais são os desafios enfrentados pelas comunidades brasileiras em relação às mudanças climáticas e ao racismo ambiental.
A pesquisa vai identificar as áreas de maior vulnerabilidade climática através da perspectiva da população residente nos territórios brasileiros, permitindo que os dados e indicadores alimentem a formulação e monitoramento mais assertivos de políticas públicas de adaptação climática. Além disso, a iniciativa visa sensibilizar sobre a urgência da crise climática e sobre o aprofundamento das desigualdades nos territórios, catalisando a ação coletiva e a participação social, com vistas à implementação de soluções mais colaborativas, efetivas e justas.
A Participa Clima conta com o apoio do G20 Social-2024, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), COP das Baixadas, Instituto de Tecnologias Sociais (ITS), Nossas, Nosso Coletivo Negro, Rede Sul-Americana de Migrações Ambientais (RESAMA), a Vida no Cerrado, WWF-Brasil e UNIperiferias, além do apoio do mandato da Deputada Carol Dartora, da Frente Parlamentar Ambientalista e do GT Racismo Ambiental.
Na sua primeira edição, a Pesquisa Nacional Participa Clima será realizada entre agosto e outubro de 2024. A consulta será aberta a toda a população, que poderá participar através da plataforma Survey | Participa Clima a partir desta quarta-feira. As informações serão coletadas em cinco blocos: demografia, educação climática, percepção e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, além das ações que a população considera necessárias para promover a justiça e a adaptação climática no país.
“Essa iniciativa pioneira se posiciona como um dos principais instrumentos de diálogo com a população, permitindo uma compreensão mais ampla dos impactos das mudanças climáticas nas comunidades brasileiras, especialmente nas mais vulneráveis, como periferias, favelas e zonas rurais marginalizadas, afetadas pelo racismo ambiental”, destaca Naira Santa Rita Wayand, fundadora do Instituto DuClima.
“O avanço do mapeamento e geração cidadã de dados e evidências sobre os impactos das emergências climáticas, em especial do racismo ambiental no Brasil, é de enorme importância para compreendermos os desafios enfrentados e pensarmos caminhos possíveis. Por isso, nos juntamos a essa ação”, afirma Junior Aleixo, especialista de Justiça Climática na ActionAid.
O engajamento da sociedade civil na Participa Clima é essencial para garantir que as diferentes realidades das comunidades brasileiras sejam representadas com precisão. Ao contribuir com dados e se envolver no processo, cada pessoa e grupo ajudam a assegurar que suas vozes sejam consideradas na formulação de políticas públicas mais inclusivas. Essa colaboração amplia a conscientização sobre as questões climáticas e ambientais, promovendo um esforço conjunto em direção a um futuro mais sustentável e justo.
Imagem: Pexels