carbonreport.com.br

Junho de 2024 foi mais quente do que qualquer outro mesmo mês anterior

Junho de 2024 foi mais quente do que qualquer outro mesmo mês anterior

De acordo com os dados do Centro Europeu para Previsões Meteorológicas, a temperatura ficou 1,50 °C acima da média estimada para o mesmo mês no período de 1850-1900, referência pré-industrial

08 de julho de 2024

Junho de 2024 foi globalmente mais quente do que qualquer outro mesmo mês anterior, com uma temperatura média do ar na superfície da Terra de 16,66°C. Ficou marcado, também, como o 13º mês seguido mais quente para o respectivo período do ano, segundo o último boletim climático do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia. Embora incomum, uma sequência semelhante de recordes mensais de temperatura global aconteceu anteriormente em 2015/2016. 

De acordo com os dados do Centro Europeu para Previsões Meteorológicas de Médio Alcance (ERA5), a temperatura em junho ficou 1,50 °C acima da média estimada para o mesmo mês no período de 1850-1900, referência pré-industrial. Tornou-se, assim, o 12º mês consecutivo a atingir ou quebrar o limite de 1,5 °C – estabelecido pelos países signatários do Acordo de Paris como seguro para a vida no planeta.

Quando considerados os últimos 12 meses, a temperatura média global foi a mais alta já registrada, 1,64°C acima da média pré-industrial. O Brasil é citado como um dos países que registrou temperatura acima da média. O mesmo aconteceu na Europa, no Leste do Canadá, Oeste dos Estados Unidos e no México, Norte da Sibéria, Oriente Médio, Norte da África e Oeste da Antártida.

Na superfície do mar, a temperatura média para junho de 2024 foi de 20,85°C, a maior já registrada para o período e o 15º mês consecutivo mais quente.

A extensão do gelo marinho do Ártico e na Antártica também ficou, respectivamente, 3% e 12% abaixo da média, de acordo com registro de dados de satélite.

Aumento mensal da temperatura da superfície global acima da temperatura pré-industrial C3S/ECMWF
Aumento mensal da temperatura da superfície global acima da temperatura pré-industrial C3S/ECMWF