Texto destaca a importância da a sensibilização da sociedade e da educação direcionada à percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais
18 de julho de 2024
A partir de 2025, as escolas brasileiras deverão passar a trabalhar em sala de aula os temas mudanças do clima e proteção da biodiversidade. A Lei 14.926, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial, prevê que as escolas de todos os níveis deverão estimular os estudantes a participar de ações individuais e coletivas de prevenção, mitigação e adaptação relacionadas às mudanças climáticas e à biodiversidade.
O texto destaca a importância da sensibilização da sociedade e da educação direcionada à percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais.
As instituições do sistema educacional têm 120 dias para se adaptar às novas diretrizes. A lei determina a inserção de temas relacionados às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade, aos riscos e emergências socioambientais e a outros aspectos referentes à questão ambiental nos projetos institucionais e pedagógicos da educação básica e da educação superior, conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.