carbonreport.com.br

O que é CCS?

CCS

Carbon Capture and Storage (CCS) é um conjunto de tecnologias que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da captura, transporte e armazenamento de grandes quantidades de CO2. Num mercado de carbono regulado, os créditos de remoção de carbono podem ser uma fonte de receita para a implantação de projetos CCS.

As tecnologias CCS permitem que o gás carbônico emitido na produção de energia e em processos industriais, por exemplo, seja compactado e transportado por navios, ferrovias, dutos e caminhões-tanque. Quando esse processo inclui o reaproveitamento do CO2, é chamado de Carbon Capture Utilisation and Storage (CCUS).

Quando o CO2 é extraído a partir de instalações que produzem biocombustíveis ou bioenergia, o processo é chamado de Bioenergy Energy with Carbon Capture and Storage (BECCS). Essa tecnologia é aplicada, principalmente, para captura do CO2 gerado em plantas de etanol ou biogás e em termelétricas a biomassa ou biocombustível.

Existe ainda a tecnologia Direct Air Capture (DAC), que possibilita filtrar o CO2 diretamente do ar, em ambientes abertos.

Depois de ser capturado por um desses processos, o armazenamento geológico é o principal destino do CO2. Em geral, o carbono é injetado permanente no subsolo, em reservatórios exauridos de petróleo e gás ou em formações geológicas como aquíferos salinos profundos.

A alternativa ao armazenamento permanente do CO2 é sua utilização na produção de combustíveis sintéticos como diesel e querosene de aviação de baixa intensidade de carbono. O CO2 também pode ser usado em indústrias de diversos segmentos, como a alimentícia.