carbonreport.com.br

Rede Amazônia +Conectada promove inclusão digital de 2 mil pessoas

Rede Amazônia +Conectada promove inclusão digital de 2 mil pessoas

Empoderamento digital das comunidades aumenta o acesso à informação e a serviços básicos, permitindo gestão mais sustentável de recursos

12 de setembro de 2024

O programa Rede Amazônia +Conectada está completando um ano este mês, período em que levou a internet a mais de 430 casas e promoveu a inclusão digital de aproximadamente duas mil pessoas. Iniciada em setembro de 2023 em Juriti, no Pará, a iniciativa fornece conectividade, equipamentos e capacitação digital para pessoas com dificuldade ou sem acesso à internet e a computadores. A previsão é de chegar a 600 residências até o fim do ano.

Por meio da iniciativa, comunidades locais recebem formação em habilidades digitais, capacitação para o uso de novas tecnologias e suporte para maximizar os benefícios dessas ferramentas. O empoderamento digital das comunidades contribui para que possam gerir seus recursos de maneira mais eficiente e sustentável, podendo ter impacto positivo no meio ambiente no clima.

“O programa Rede Amazônia +Conectada vai além da inclusão digital. Ele é uma ferramenta de empoderamento para as comunidades amazônicas, dando-lhes os meios necessários para protegerem seu território e sua cultura, ao mesmo tempo que contribuem ativamente para a preservação da Amazônia”, afirma Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos, que desenvolve o projeto com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

De acordo com levantamento do Grupo +Unidos, 76% dos participantes relataram uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Os resultados também refletem avanços no acesso a diversos serviços. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram ter conseguido acessar novos serviços que antes não conheciam. Além disso, 55% dos participantes destacaram a redução de custo para acessar esses serviços, enquanto 57% mencionaram a redução de tempo e distância.

De acordo com o Grupo +Unidos, também houve um aumento significativo nas vendas e na comunicação entre os moradores e o mundo exterior. Essa nova dinâmica não só ajudou a promover produtos locais, como também abriu portas para novas oportunidades de negócio e colaboração.

Fotos: divulgação Grupo +Unidos