Os afetados podem ter alívio em prazos de arquivamento e outros requisitos regulatórios ou receber orientações em casos de suspeitas de fraudes
09 de outubro de 2024
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, está monitorando de perto o impacto do furacão Milton sobre investidores e mercados de capital. De acordo com comunicado desta quarta-feira, o órgão regulador também continua monitorando os efeitos do furacão Helene, ocorrido anteriormente.
Milton é o nome de uma das tempestades mais fortes que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos e surge apenas duas semanas depois de o furacão Helene ter causado danos significativos nos EUA. A previsão é de que chegue à costa da Flórida nesta quarta-feira (9/10). Incluindo Milton, apenas 42 furacões ficaram tão poderosos no Atlântico, de acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), uma instituição governamental que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Segundo a World Weather Attribution (WWF), a ocorrência desses eventos está relacionada às mudanças climáticas: o calor do Golfo do México que tornou o furacão Helene um dos mais mortais da história dos Estados Unidos, mês passado, foi de 200 a 500 vezes mais provável devido ao aquecimento global causado pelos seres humanos. A queima de combustíveis fósseis tornou tempestades tão severas quanto o furacão Helene cerca de 2,5 vezes mais prováveis do que eram na era pré-industrial, diz a instituição.
Impactos no mercado financeiro e de capitais
As divisões e escritórios da SEC avaliarão a possibilidade de conceder alívio de prazos de arquivamento e outros requisitos regulatórios para aqueles afetados pelas tempestades. A SEC supervisiona empresas, contadores, consultores de investimentos, fundos mútuos, corretoras, agentes e outras entidades, bem como profissionais de investimentos.
Os afetados pelos furacões Milton ou Helene são encorajados a entrar em contato com a equipe da SEC para obter mais informações sobre problemas para acessar suas contas de valores mobiliários ou com dúvidas ou preocupações semelhantes relacionadas a qualquer um dos furacões.
De acordo com a SEC, os investidores devem ficar atentos a golpes de valores mobiliários relacionados ao furacão Milton e ao furacão Helene e verificar os antecedentes de qualquer pessoa que esteja oferecendo um investimento. Para isso, devem usar a ferramenta de busca gratuita e simples no Investor.gov. A Divisão de Execução da SEC processará vigorosamente aqueles que tentarem fraudar as vítimas das tempestades. A SEC está pedindo aos investidores que relatem quaisquer solicitações suspeitas.
Imagem: NOAA/NESDIS/STAR