Com o apoio de especialistas, empreendedores e empreendedoras puderam entender melhor o seu público para criar conteúdo de mais qualidade e navegar por diferentes oportunidades de monetização
30 de janeiro de 2024
A primeira edição do GNI Startups Lab Brasil terminou nesta segunda-feira (29/1), com a conclusão do programa que levou 15 iniciativas de jornalismo independente a uma jornada de oito semanas de aprendizado e crescimento. Entre elas, o Carbon Report, um site focado na descarbonização da economia e no combate às mudanças climáticas.
O projeto criado pela Google News Initiative (GNI), em parceria com a Echos – Laboratório de Futuros Desejáveis, apoia a criação de novos negócios sustentáveis de conteúdo, notícias e informação. Foi desenvolvido, principalmente, para quem quer tirar do papel um projeto de jornalismo local ou com foco em conteúdos de nicho específico, como é o caso do Carbon Report e daqueles dedicados ao meio ambiente, à divulgação científica e a questões de gênero e raça.
Com o apoio de especialistas, empreendedores e empreendedoras puderam entender melhor o seu público, para criar conteúdo de mais qualidade e navegar por diferentes oportunidades de monetização.
Conheça, aqui, todas as 15 startups.
Jornada
Desde o anúncio das startups selecionadas, no início de novembro de 2023, até o chamado pitch deck, em que cada uma teve oportunidade de “vender o seu peixe”, pessoas de várias partes do Brasil cumpriram uma extensa programação – suspensa apenas durante as festas de fim de ano.
Um workshop semanal online, com três horas de duração, realizado toda segunda-feira, foi oportunidade para os grupos se conhecerem e aprenderem sobre audiência, modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos digitais e sustentabilidade financeira de seus empreendimentos.
Cada startup também foi acompanhada individualmente por um especialista da Echos, em sessões semanais de mentoria personalizada, com uma hora de duração. Esses encontros serviram para reforçar o conteúdo dos workshops e ajudar as startups a aplicá-los na prática.
A programação incluiu, ainda, uma imersão presencial de uma semana em São Paulo, em dezembro, com abertura e encerramento na sede do Google e sessões “mão na massa” nas instalações da Echos. Neste período, as startups foram apresentadas ao Design Sprint, um processo rápido de validar e resolver desafios, por meio de um sistema de prototipagem e teste de ideias com a audiência ou clientes.
Todas as 15 iniciativas selecionadas receberam um auxílio financeiro durante o programa. Os cinco projetos que mais se destacaram, a serem anunciados em breve, vão receber, ainda, um prêmio em dinheiro para impulsionar seu crescimento.