carbonreport.com.br

Startups lançam Fórum Brasileiro de Climatechs em reunião com Alckmin e Marina Silva

Startups lançam Fórum Brasileiro de Climatechs em reunião com Alckmin e Marina Silva

O evento reuniu representantes de empresas inovadoras focadas no enfrentamento das mudanças climáticas

23 de julho de 2024

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram nesta terça-feira (23/7) do lançamento do Fórum Brasileiro de Climatechs (FBC), formado por startups de tecnologia focadas no enfrentamento dos desafios climáticos. A Climate Ventures, um instituto dedicado a impulsionar o ecossistema de inovação climática no Brasil, é a catalisadora do evento.

O Fórum é uma aliança entre empresas que desenvolvem soluções tecnológicas com foco na redução de emissões de gases causadores de efeito estufa. As instituições ligadas ao FBC já levantaram mais de R$ 2 bilhões e geram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos no Brasil, segundo informações do MDIC.

Durante o encontro, 10 representantes de climatechs apresentaram iniciativas para o desenvolvimento de soluções climáticas inovadoras, apontando desafios e oportunidades que podem ser enfrentadas em conjunto com o governo.

A ministra Marina Silva ressaltou que a pauta das climatechs está alinhada a diversas ações do governo, como a Nova Indústria Brasil (NIB) e os planos de Transformação Ecológica e de Florestas Produtivas.

“Nós tivemos aqui uma demonstração de que, de fato, a gente vai fazer o enfrentamento da mudança do clima, da perda de biodiversidade, do combate à desigualdade a partir da junção de tecnologia e compromisso de colocar essa técnica a serviço de um novo ciclo de prosperidade. Então ver que várias startups aqui apresentam soluções baseadas na natureza para melhorar a capacidade dos serviços ecossistêmicos e preservar a vida no planeta me enche de esperança”, disse a ministra.

“O encontro de hoje com o governo federal foi o primeiro passo importante para iniciarmos o diálogo com esses canais e abrir mais oportunidades para as climatechs, visando atingir as estratégias desenhadas”, diz José Gustavo da Silva, responsável pela área de Regulatórios, Políticas Públicas e Comunicação Institucional da Lemon Energia.

Foto: Cadu Gomes/VPR