Empresa norueguesa de tecnologia já vinha adquirindo participações na brasileira desde 2019
19 de março de 2024
A StormGeo, uma empresa prestadora de serviços de tecnologia, anunciou a aquisição completa da Climatempo, serviço meteorológico sediado no Brasil. A companhia norueguesa, parte da Alfa Laval, tinha assumido uma participação inicial de 51% no Grupo Climatempo em 2019 e mais 38,66% em 2023.
“Este é um próximo passo empolgante e lógico em nossa associação com a Climatempo e um passo importante para nos tornarmos um fornecedor de tecnologia líder de mercado para indústrias sensíveis ao clima na América Latina”, disse o CEO da StormGeo, Kim Sørensen.
“Vimos grandes oportunidades de crescimento após nossa associação com a StormGeo e estamos entusiasmados por finalmente nos tornarmos totalmente integrados com nossa empresa-mãe, que é uma potência digital e tecnologicamente inovadora”, afirmou Patricia Madeira, CEO da Climatempo. “Combinando o conhecimento local da Climatempo, o forte relacionamento com os clientes e o portfólio da StormGeo, podemos fornecer ao mercado melhores produtos e serviços ainda mais relevantes”, disse Madeira.
A Climatempo, parte da StormGeo, continuará a operar sob sua marca original no Brasil, até novas instruções. Maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, a empresa desenvolve serviços de análises e previsões climáticas para os setores público e privado, com serviços especializados que atendem diversos setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros.
Para o público em geral, fornece informações sobre o clima por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.
Fundada em 1988, a Climatempo começou a ser adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.