carbonreport.com.br

UBS e Rockefeller Asset Management lançam um fundo com foco na economia azul

UBS e Rockefeller Asset Management lançam um fundo com foco na economia azul

Avaliação é de que apenas 5% dos oceanos estão protegidos e os investimentos no seu desenvolvimento são subfinanciados, mas economia do mar pode atingir US$ 3 bilhões até 2030

03 de junho de 2024

O UBS Global Wealth Management e o Rockefeller Asset Management anunciaram o lançamento do UBS Rockefeller Ocean Engagement Fund, focado na economia azul. O novo Fundo de Engajamento identifica oportunidades de investimento em áreas como o tratamento de águas residuais, gestão de resíduos e reciclagem de plásticos, bem como a aquicultura sustentável.

De acordo com o UBS, foram identificados mercados passíveis de investimento no valor de mais de 1,1 biliões nessas áreas. O banco citou estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que a economia azul atinja US$ 3 bilhões em valor até 2030, mais do que duplicando em relação a 2010.

Segundo Andrew Lee, chefe de investimentos sustentáveis ​​e de impacto do UBS, a estratégia permite um maior impacto num dos recursos mais importantes do planeta e maior foco de investimento no oceano, que continua relativamente subfinanciado pelos investidores.

Apenas 5% dos oceanos estão protegidos e os investimentos no seu desenvolvimento são subfinanciados, diz o UBS. A transição para uma economia azul irá alterar as fontes de possíveis retornos futuros e criar novas oportunidades de investimento à medida que os modelos de negócio se adaptam a este novo mundo. A OCDE assume que a “Economia Azul” atingirá um volume de 3 biliões de dólares até 2030, o dobro do valor de 2010. O fundo é baseado em pesquisa do UBS e aproveita a experiência oceânica da Rockefeller Asset Management.

A Rockefeller está trabalhando com um consultor científico e político, a Ocean Foundation, uma organização sem fins lucrativos empenhada em proteger os oceanos em todo o mundo e em trazer a sua experiência de longa data para identificar tendências que afetam a ligação entre o desenvolvimento dos oceanos e o clima.