O Indorama Ventures Center for Clean Energy visa liderar a transição para a energia limpa por meio da educação e da pesquisa
19 de fevereiro de 2024
A Plaksha University, uma instituição privada sem fins lucrativos da Índia, anunciou o lançamento do Indorama Ventures Center for Clean Energy, um centro de pesquisa que visa liderar uma transição para energia limpa no país por meio da educação e da ciência. Casas inteligentes e mitigação de ilhas de calor urbanas estão entre os principais focos, segundo o comunicado.
O centro de pesquisa pretende apoiar a transição energética da Índia para um futuro líquido com zero emissões de carbono, autossuficiente e seguro em termos energéticos. Visa, ainda, contribuir para os esforços globais de redução das emissões de gases de efeito estufa através de investigação, parcerias industriais e governamentais, além de campanhas de sensibilização pública sobre tecnologias limpas.
Rudra Pratap, fundador da Plaksha University, destacou que o Indorama Ventures Center for Clean Energy busca melhorar a eficiência energética e a descarbonização do setor energético, além da inovação para o uso eficiente de energias renováveis.
O professor Vishal Garg, diretor do Indorama Ventures Center for Clean Energy, acrescentou que o departamento está concentrado na descarbonização do consumo de energia residencial e em “tornar nossas cidades mais frias para melhorar a habitabilidade e reduzir o consumo de energia.”
Segundo Garg, “a investigação não deve concentrar-se apenas nos avanços tecnológicos, mas também em tornar estas soluções economicamente viáveis, culturalmente relevantes e apoiadas por um quadro político robusto. A abordagem interdisciplinar é essencial, pois permite considerar todos os aspectos de um problema complexo”, destacou.
Antes do lançamento do centro, a universidade organizou dois eventos que consistiram em um painel de discussão sobre Rumo a uma Transição Energética Justa para Todos e em uma mesa redonda sobre a Descarbonização do Setor Energético Indiano.
Fundada por empresários e empreendedores de tecnologia, a universidade técnica financiada por empresas contou com a presença de líderes empresariais e acadêmicos no evento. Entre elas, representantes da Tata Power Renewable Energy Limited, Ador Powertron, Linde India, PWC, Bharat Forge, Blaze Automation Pvt Ltd, Nagarro, BCG e GIZ, WRI.