Mudanças climáticas estão impulsionando um escrutínio mais amplo sobre os relatórios financeiros, exigindo clareza entre o desempenho financeiro e de sustentabilidade
11 de julho de 2024
A KPMG, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, lançou nesta quinta-feira (11/7), o centro de relatórios “Clear on Climate” para fornecer insights e orientações sobre o clima em relatórios corporativos. Segundo o comunicado, o objetivo é explicar claramente aos investidores e stakeholders as implicações financeiras de questões relacionadas ao clima.
De acordo com a KPMG, as mudanças climáticas estão impulsionando um escrutínio mais amplo das partes interessadas sobre os relatórios financeiros. Reguladores, investidores e o público estão se concentrando em como as empresas relatam questões relacionadas ao clima — como compromissos de net-zero.
Segundo a KPMG, investidores e reguladores querem ver clareza e conectividade entre o desempenho financeiro e de sustentabilidade de uma empresa. Muita coisa está acontecendo no espaço de relatórios corporativos e as empresas estão em estágios variados em sua jornada de relatórios de sustentabilidade, diz o comunicado.
A KPMG diz que uma das primeiras tarefas é que as empresas abordem o clima em suas demonstrações financeiras hoje e garantam que estejam cumprindo os requisitos relevantes e sejam claras sobre as políticas aplicadas e os julgamentos feitos. Elas também devem juntar os pontos para conectar todas as informações relacionadas ao clima em seus relatórios corporativos.
Com a maioria das empresas enfrentando riscos decorrentes dos efeitos físicos das mudanças climáticas e da transição para uma economia de baixo carbono, elas devem considerar se essas questões são materiais para as demonstrações financeiras e garantir que os usuários possam entender o impacto do clima. Não há um padrão único que aborde tudo, mas a KMPG destaca a importância de cumprimento das Normas Contábeis IFRS (que no Brasil são obrigatórias só em 2026), conectando os pontos entre as informações financeiras e não financeiras.
Essencialmente, as empresas precisam dizer aos investidores quais são as implicações financeiras de seus planos relacionados ao clima; e se eles acreditam que não há impacto financeiro, dizer aos investidores o porquê. Os investidores estão procurando uma imagem conectada do desempenho, mostrando as implicações financeiras dos planos e ações de sustentabilidade.