Investimento vai para primeira planta de aço de baixo carbono em grande escala do mundo, na Suécia. Empresa também estuda com a Vale o desenvolvimento de hubs industriais no Brasil
A H2 Green Steel anunciou, na última quinta-feira, que levantou cerca de 1,5 bilhão de euros em capital em rodada de investimento para financiar a primeira siderúrgica verde em grande escala do mundo. A usina em implantação em Boden, Suécia, produzirá aço com até 95% menos emissões de CO2 do que os convencionais a partir de 2025. O projeto inclui a construção do primeiro eletrolisador em escala giga da Europa, diz o comunicado divulgado pela siderúrgica sueca.
Vale e H2 Green Steel também anunciara, na mesma data, a assinatura de um acordo para estudar o desenvolvimento de hubs industriais no Brasil e na América do Norte. Nesses complexos industriais, a sueca fabricará produtos siderúrgicos de baixo carbono, usando insumos briquetes de minério de ferro produzidos pela Vale e eletricidade oriunda de fontes renováveis para garantir a produção de hidrogênio verde.
Em julho, a H2 Green já tinha assinado com a Vale acordo de fornecimento de pelotas de redução direta à planta de Boden, onde as obras de terraplenagem estão em andamento desde o ano passado.
O comunicado diz que, a H2 Green Steel levantou o capital de um grupo de investidores liderado pela Altor, GIC, Hy24 e Just Climate. O Morgan Stanley & Co. International plc atuou como único consultor financeiro da H2 Green Steel.
“O calibre dos investidores que nos apoiam é impressionante. Algumas das instituições, investidores e empresas industriais mais profissionais do mundo”, disse Henrik Henriksson, CEO da H2 Green Steel. Segundo ele, esta é a maior colocação privada na Europa este ano, o que confirma a solidez do empreendimento diante da procura do mercado por aço verde.
A operação marca o início da descarbonização em escala industrial da produção de materiais básicos”, acrescentou Otto Gernandt, CFO da H2 Green Steel. “O setor exigirá investimentos substanciais nas próximas décadas para permitir que os nossos clientes produzam produtos finais ecológicos e, assim, cumpram as suas metas climáticas. Esperamos que este financiamento contribua para acelerar a tão necessária e ampla participação dos mercados de capitais na transformação de indústrias difíceis de reduzir”, complementou.
Desde o seu lançamento, em 2021, o H2 Green Steel angariou mais de 1,8 bilhões de euros em capital em três rondas de financiamento.