Biochar
O que é o biochar?
O biochar é um condicionador do solo, que atua como uma “esponja de carbono”: ajuda na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. Visualmente semelhante ao carvão vegetal.
É obtido pela extração do carbono contido nos resíduos vegetais, utilizando a pirólise (aquecimento à alta temperatura na ausência de oxigênio). Este processo permite estabilizar de forma duradoura o carbono inicialmente capturado da atmosfera pelas plantas, a partir da fotossíntese. Entre os resíduos que podem gerar biochar estão a palha do café, por exemplo.
Além de benefícios climáticos validados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o biochar tem propriedades agronômicas notáveis: ele atua no solo como uma esponja de carbono, que retém água e nutrientes no nível da raiz da planta, permitindo reduzir de forma duradoura o uso de fertilizantes e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade da cultura, melhorando assim a renda do agricultor.