carbonreport.com.br

Airbus e TotalEnergies assinam acordo para promover combustível de aviação de baixo carbono

Airbus e TotalEnergies assinam acordo para promover combustível de aviação de baixo carbono

Acordo inclui fornecimento pela TotalEnergies de combustíveis de aviação sustentáveis ​​para mais da metade das necessidades da Airbus na Europa e promoção da pesquisa e inovação

21 de fevereiro de 2024

A Airbus e a TotalEnergies assinaram uma parceria estratégica para promover a tecnologia de produção do Combustível de Aviação Sustentável ​​(SAF) e reforçar a sua colaboração para a descarbonização da indústria da aviação. O SAF pode reduzir até 90% das emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o equivalente em combustível fóssil, segundo o comunicado divulgado nesta quarta-feira (21/2) pela aviadora.

O acordo inclui fornecimento pela TotalEnergies de combustíveis de aviação sustentáveis ​​para mais da metade das necessidades da Airbus na Europa e a promoção da pesquisa e inovação para desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados ao projeto de aeronaves atuais e futuras. Compreende, ainda, o estudo do impacto dos combustíveis de aviação sustentáveis ​​na redução das emissões de CO2.

De acordo com Patrick Pouyanné, presidente da TotalEnergies, o desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis ​​está no centro da estratégia de transição da empresa. “Estamos felizes em formar uma aliança estratégica com a Airbus para desempenhar a nossa parte no enfrentamento do desafio da descarbonização da aviação. A TotalEnergies tem trabalhado arduamente para responder à nova demanda do setor por uma pegada de carbono reduzida. Nossa empresa estabeleceu para si mesma uma meta de 1,5 milhão de toneladas de produção anual de SAF até 2030.”

Guillaume Faury, CEO da Airbus, disse que acelerar a implantação de combustíveis de aviação sustentáveis ​​é essencial “se quisermos cumprir as nossas metas de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a TotalEnergies demonstra a vontade dos fabricantes aeroespaciais e dos principais produtores de energia e fornecedores de trabalhar juntos para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir as nossas metas de descarbonização e garantir que a aviação possa continuar a desempenhar o seu valioso papel para a sociedade no futuro.”