carbonreport.com.br

Brasil e Alemanha vão promover descarbonização dos portos e adequação para exportações de H2

Brasil e Alemanha vão promover descarbonização dos portos e adequação para exportações de H2

Antaq e Giz avaliarão medidas necessárias para o setor portuário passar a receber embarcações que usam combustíveis de baixo carbono e ser base para exportações de hidrogênio verde

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) assinam na próxima segunda-feira um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a descarbonização no setor portuário brasileiro. O estudo será desenvolvido no âmbito do projeto H2Uppp (International Hydrogen Ramp-Up Programme), financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha.

O objetivo é verificar a preparação da infraestrutura portuária nacional para o recebimento de embarcações que trafegam com combustíveis de baixo carbono, o uso das instalações para exportação do hidrogênio verde (H2 verde) e seus derivados (PtX) e o fornecimento de energia proveniente de fontes renováveis para embarcações atracadas.

Outro ponto de destaque do trabalho será o levantamento das medidas que já estão sendo adotadas visando à redução das emissões de gases de efeito estufa pelas infraestruturas portuárias brasileiras e seus projetos de hidrogênio verde.

Participam da celebração do acordo, entre outros, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, e o diretor de Energias Renováveis e Eficiência Energética da GIZ, Johannes Michael Kissel, além de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos.

Foco é o hidrogênio verde e seus derivados

A Alemanha apoia, por meio do programa H2Uppp, a preparação inicial de projetos para a produção e uso do hidrogênio verde e derivados, o aumento da conscientização sobre o tema e a transferência de conhecimento. O H2Uppp trabalha por meio de implementação de parcerias público privadas para a promoção de eventos de negócios, análises de demandas do setor privado, análises financeiras e apoio ao financiamento.

O programa acompanha e e apoiar o crescimento do mercado de hidrogênio verde (H2) e seus derivadosem 15 países em desenvolvimento e emergentes, entre os quais o Brasil. A GIZ é a implementadora. juntamente com os países parceiros, a agência alemã identifica as oportunidades de projetos ao longo da cadeia de valor e os modelos de negócios que podem ser desenvolvidos.

Workshop sobre Descarbonização dos Portos

Ainda no dia 18, a ANTAQ, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto H2Uppp, a GIZ e a WayCarbon promovem um Workshop para engajamento e nivelamento do projeto em questão. Estarão presentes representantes de portos brasileiros, tidos como protagonistas no processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.