carbonreport.com.br

Brasil ganha prêmios internacionais por melhor emissão sustentável de 2023

Brasil ganha prêmios internacionais por melhor emissão sustentável de 2023

Iniciativa do Tesouro Nacional foi reconhecida pelo “Latin American ESG Deal of the Year”, da Global Capital, e “Sustainable Debt Awards 2024”, da Environmental Finance

17 de abril de 2024

O Brasil venceu ontem (16/4) a categoria “Emissão ESG Latino-Americana do Ano” (Latin American ESG Deal of the Year) do Latin America Bond Awards, premiação promovida pela Global Capital. O prêmio, entregue em cerimônia realizada em Nova York, reflete o reconhecimento pela emissão do título ESG feita em novembro de 2023 pelo Tesouro Nacional.

Esta foi a primeira emissão de um título soberano sustentável realizada pela República Federativa do Brasil. A operação captou US$ 2 bilhões, com taxa de retorno de 6,50% ao ano para o investidor, o que resultou em spread de 181,9 pontos base acima do título de referência do Tesouro Americano, o menor nível em novas emissões da República em quase uma década.

A Plataforma de Notícias Environmental Finance, organizadora e patrocinadora do prêmio “Sustainable Debt Awards 2024”, já havia premiado o Brasil semana passada (8/4) com o prêmio de “Sustainability bond of the year”, pela emissão do bônus ESG de novembro de 2023.

De acordo com o Tesouro Nacional, a emissão representou um novo marco, ao reafirmar o compromisso do Brasil com políticas sustentáveis, já que a alocação dos recursos captados será feita em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social. Outra importante função da emissão foi criar referência no mercado externo para o setor corporativo brasileiro, estimulando assim novas emissões ESG, públicas e privadas.

A emissão teve como referência o Arcabouço Brasileiro para Títulos Soberanos Sustentáveis, elaborado pelo Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas (CFSS), órgão colegiado presidido pelo Tesouro Nacional, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial.

Esta foi a primeira edição do Latin America Bond Awards. O Brasil concorreu em cinco categorias, sendo duas como emissor (Most Impressive Sovereign Bond Issuer in Latin America e Most Impressive ESG Bond Issuer in Latin America) e três pela emissão do bônus ESG (Latin American Sovereign Bond Deal of the Year, Latin American ESG Deal of the Year e Latin American Bond Deal of the Year).

A Global Capital é uma Plataforma de Notícias e Informações Financeiras com mais de 30 anos, que, entre outras atividades, organiza e patrocina premiações para emissões, emissores, bancos coordenadores e agências de classificação de risco, entre outros que participam de emissões externas e domésticas, e que se destacaram em cada ano.