carbonreport.com.br

Embrapa vai realizar este ano o primeiro teste de análise de carbono do solo em todo o Brasil

Embrapa vai realizar este ano o primeiro teste de análise de carbono do solo em todo o Brasil

A empresa está convidando laboratórios interessados em participar a se inscreverem para o programa que padronizará os resultados em todo o país e aumentará qualidade das análises

A Embrapa Meio Ambiente coordenará um teste de proficiência para a padronização da análise de carbono do solo em todo o Brasil. A empresa está convidando laboratórios públicos e privados interessados em colaborar com a iniciativa, prevista para ocorrer ainda este ano. Devido à extensão do país, serão necessários reforços para analisar todas as amostras.

Os laboratórios que entrarem no programa ganharão qualidade em seus resultados. Para eles, o ganho principal deverá ser de expertise, qualidade e confiabilidade em seus resultados.

Esta é uma iniciativa pioneira no país, situada na vanguarda das estratégias de combate às mudanças climáticas, afirma a empresa. O ensaio de análise de carbono do solo integra o Programa Pro Carbono, desenvolvido em parceria com a Bayer, cujo objetivo é fomentar práticas agrícolas sustentáveis ​​que ampliem a produção e promovam a captura de carbono no solo.

A participação e colaboração dos laboratórios é voluntária e isenta de custos. Os interessados ​​devem manifestar sua vontade de participar por meio de um formulário já disponível. Para se inscrever, clique aqui.

Os laboratórios selecionados para o ensaio serão aqueles com equipamentos especializados e conhecidos em métodos específicos. A primeira etapa dos ensaios de proficiência em carbono total está programada para acontecer no segundo semestre de 2023.

Cristiano Andrade, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, destaca as vantagens importantes para os laboratórios escolhidos e que integrarão a atividade. Segundo ele, o processo irá desenvolver competências analíticas, alinhar técnicas e fortalecer a confiança nos resultados, otimizando assim as relações com clientes e parceiros.

Andrade enfatiza: “Nesse processo todos ganham. Laboratórios com processos padronizados são vistos como mais profissionais, melhorando a confiança em seus resultados. Este é um marco que pode ter um impacto significativo no avanço da ciência do solo no Brasil.”

Para informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail – cnpma.ep-carbono@embrapa.br