carbonreport.com.br

Evento pré-COP28 da Aliança Brasil NBS será realizado dia 26/10 em São Paulo

Evento pré-COP28 da Aliança Brasil NBS será realizado dia 26/10 em São Paulo

Reunião debaterá clima, mercados de carbono (regulado e voluntário) e perspectivas para a COP28, além de desafios e oportunidades, boas práticas para o setor

A Aliança Brasil NBS realiza no dia 26 de outubro, no Cubo Itaú, em São Paulo, a primeira edição da Conferência Brasileira Clima e Carbono – Desafios e Oportunidades para os Mercado de Carbono no Brasil. A proposta da entidade que atua para o fortalecimento das Soluções Baseadas na Natureza (do inglês Nature-Based Solutions – NBS) é reunir profissionais interessados em questões relacionadas à mudança climática e oportunidades do mercado de carbono.

Está prevista a presença de especialistas, acadêmicos e autoridades no evento que funcionará como um encontro pré-COP28. A Conferência do Clima da ONU será realizada no fim do ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
 
Três eixos principais vão nortear as apresentações: clima, mercados de carbono (regulado e voluntário) e perspectivas para a COP28. Entre os principais temas a serem discutidos, estão desafios e oportunidades, boas práticas para o setor, regularização fundiária na Amazônia e programas jurisdicionais estaduais. Também serão apresentados projetos individuais de carbono e debatida a regulamentação do mercado de carbono brasileiro. 

“Com a realização da primeira Conferência Brasileira Clima e Carbono, queremos aprofundar o diálogo sobre temas relevantes do mercado, a fim de termos ideias e experiências sólidas e estruturadas a serem compartilhadas na COP28”, afirma Carla Zorzanelli, coordenadora da Aliança Brasil NBS.
A Aliança Brasil é uma associação sem fins lucrativos que reúne 25 associados, entre as maiores empresas desenvolvedoras de projetos para geração de crédito de carbono, Organizações Não-Governamentais e investidores de impacto.  Representa desenvolvedores de projetos de carbono responsáveis por mais de 70% dos créditos brasileiros emitidos desde o ano passado, além de organizações não-governamentais, investidores de impacto e organizações de integridade.
Soluções práticas e inovadoras

Por meio do intercâmbio de experiências bem-sucedidas e do conhecimento de profissionais renomados, a Conferência Brasileira Clima e Carbono tem ainda a finalidade de contribuir com a aceleração de soluções práticas inovadoras no âmbito do mercado, a fim de incentivar o combate às mudanças climáticas.
 
“Nossa geração está testemunhando os anos mais quentes da história humana e lideranças de todo o mundo discutem como enfrentar o desafio que coloca risco a economia global e a segurança de bilhões de pessoas. Precisamos avançar para uma nova era de baixo carbono e a conferência se encaixa nesse importante movimento ao reunir especialistas, lideranças públicas e empresariais e outros agentes ativos no debate sobre o qual depende o próprio futuro do planeta”, comenta Janaina Dallan, CEO e fundadora da Carbonext, empresa geradora de créditos de carbono REDD+ e atual presidente da Aliança Brasil NBS.
 
Plínio Ribeiro, cofundador e CEO da Biofílica Ambipar Environment, acredita que o evento abrirá um espaço de diálogo sobre os desafios e oportunidades do mercado, de forma construtiva e sóbria: “Esse mercado representa uma ferramenta transversal para o Brasil. Estamos falando de projetos de conversação florestal, reflorestamento e regeneração, de agricultura de baixo carbono, entre outros. Essa combinação de soluções apenas já atingiria 75% das emissões brasileiras.”