O estudo 3M State of Science Insights 2024 ouviu 1.003 brasileiros adultos, em dezembro de 2023; 87% concordam que as mudanças climáticas são ameaça à humanidade
04 de junho de 2024
A falta de água limpa é a maior preocupação dos brasileiros em decorrência das mudanças climáticas, segundo 48% dos entrevistados durante a pesquisa 3M State of Science Insights 2024. Logo depois vêm as mudanças de longo prazo da temperatura e dos padrões meteorológicos (35%) e os problemas de saúde relacionados com as alterações climáticas (32%). O deslocamento de moradia em consequência de desastres naturais, no entanto, só desassossega 4% dos entrevistados.
A pesquisa foi encomendada pela 3M e realizada pela Morning Consult, aque ouviu ouviu 1.003 pessoas em dezembro de 2023. De acordo com o estudo, os impactos das mudanças climáticas já são realidade para 53% da população, e 14% acreditam que sua comunidade será afetada nos próximos cinco anos.
Dentre os brasileiros entrevistados, 89% concordam que plásticos de uso único são a maior ameaça ao meio ambiente, enquanto os combustíveis fósseis representam risco na opinião de 77%. Para 87%, a afirmação de que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à humanidade é uma verdade.
No que diz respeito às soluções de atenuação das mudanças climáticas, a pesquisa indica que os níveis de sensibilização das pessoas são mais elevados do que a sua vontade pessoal de aprender mais. Os transportes limpos (83%) são a solução mais reconhecida, com 73% dos brasileiros que desejam saber mais sobre o assunto. A energia e os combustíveis renováveis (80%) têm o maior nível de conscientização, com 74% que querem expandir os conhecimentos sobre a solução, empatado com a energia e os combustíveis renováveis. E os edifícios e infraestruturas sustentáveis são a terceira solução mais reconhecida (66%), com o mesmo percentual que deseja aprender mais.
A pesquisa também demonstra que se espera que as empresas conduzam a mudança: 92% acreditam que as companhias precisam se empenhar mais na utilização de materiais sustentáveis e 82% exigem transparência por parte daquela que afirmam estar comprometidas com a sustentabilidade. Sugere-se que as práticas sustentáveis criam uma vantagem competitiva, com 82% mais propensos a procurar ativamente produtos feitos de materiais sustentáveis ou a comprar de empresas com um compromisso com o ambiente (67%).
Este é o sétimo ano consecutivo que a 3M realiza a pesquisa sobre as percepções globais e locais em relação à ciência, mantendo um registo contínuo da relevância da ciência para o mundo e do seu impacto na sociedade. No entanto, não é possível comparar os dados do 3M State of Science Insights deste ano com os dados de anos anteriores revelados no 3M State of Science Index devido a uma mudança de fornecedores, que resultou em diferença na amostragem e na metodologia de concepção da pesquisa.
A 3M Brasil tem 3,3 mil funcionários em três fábricas localizadas no Estado de São Paulo e na 3M Manaus (AM). Em 2022, registrou faturamento bruto de R$ 5,1 bilhões no país.