carbonreport.com.br

Governo federal cria comitê para desenvolver taxonomia sustentável

Governo federal cria comitê para desenvolver taxonomia sustentável

Ministério do Meio Ambiente também participa do grupo de entidades que vão construir metodologia comum para avaliar o impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas

25 de março de 2024

O governo federal publicou, nesta segunda-feira (25/3), o Decreto 11.961, que institui o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB), responsável por desenvolver e acompanhar a implementação de um sistema de classificação de atividades, ativos e projetos alinhados à estratégia brasileira para a sustentabilidade. O grupo, presidido pelo Ministério da Fazenda, reúne 27 entidades governamentais, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Instância máxima de deliberação da governança da Taxonomia Sustentável Brasileira, o CITSB tem o objetivo de contribuir para o país alcançar seus objetivos climáticos, ambientais e sociais. Além de construir uma metodologia comum para avaliar os impactos social, ambiental e climático das atividades econômicas, o comitê vai propor formas de fazer seu monitoramento, verificação e relato dessas ações, buscando maneiras de avançar no escopo da materialidade.

Promoverá, ainda, o alinhamento das finanças aos objetivos de longo prazo do desenvolvimento sustentável: atingir justiça ambiental e climática com elevação da renda e redução das desigualdades.

O Ministério da Fazenda avalia que o enfrentamento da crise climática requer soluções compartilhadas e afinadas no sentido da sustentabilidade, de forma a conciliar objetivos econômicos, sociais, ambientais e climáticos. Assim como também é fundamental a coordenação entre diferentes agentes: governos, empresas, organizações da sociedade civil, cidadãs e cidadãos, em seus hábitos e na relação com seu entorno.

Consulte aqui um histórico das medidas relacionadas às finanças sustentáveis brasileiras.