carbonreport.com.br

Marina Silva anuncia aumento da meta climática do Brasil, de 37% para 48% até 2025

Marina Silva anuncia aumento da meta climática do Brasil, de 37% para 48% até 2025

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima comunicou a atualização durante a Cúpula da Ambição Climática da ONU, realizada em Nova York

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira, durante a Cúpula da Ambição Climática da ONU, em Nova York, a atualização da contribuição nacionalmente determinada (NDC) no âmbito do Acordo de Paris. A meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 foi ampliada para 48%, e o objetivo para 2030 passou de 50% para 53%.

“Vamos retomar o nível de ambição que apresentamos originalmente na COP 21 e que tinha sido alterado no governo anterior”, afirmou a ministra. 

Em entrevista a jornalistas, ela disse que “o Brasil está com a determinação de liderar pelo exemplo. Nós já conseguimos reduzir o desmatamento nesses oito primeiros meses de governo do presidente Lula em 48%, com essa redução nós evitamos lançar na atmosfera algo em torno de 200 milhões de toneladas de CO2”, disse a ministra. “E o Brasil quer participar de um esforço na COP28, na cop29 para que possamos chegar na COP 30 com a possibilidade de aumentar as ambições de todos os países”, acrescentou. 

A ciência está dizendo que é preciso fazer mais, disse ela, mas para isso são necessários recursos para o fundo de apoio aos países em desenvolvimento, cooperação tecnológica e, principalmente, de um processo multilateral que nos leve a ter compromissos efetivos que sejam implementados por todos.”