Tecnologia usada na embarcação fretada pela Cargill pode ajudar a reduzir o consumo de combustível e a pegada de carbono do transporte marítimo
A Mitsubishi Corporation apresentou nesta segunda-feira o Pyxis Ocean, um navio graneleiro equipado com velas gigantes, fretado pela Cargill. A embarcação iniciou sua primeira jornada, da China para o Brasil. É um teste do uso da energia eólica capturada por velas de 37,5 metros para reduzir o consumo de combustível e diminuir a pegada de carbono do transporte marítimo, responsável por cerca de 2,1% das emissões globais de CO2.
O navio é o primeiro equipado com a tecnologia de propulsão eólica WindWings, da BAR Tech. As velas fabricadas pela Yara Marine Technologies funcionam como asas, dobráveis quando o cargueiro está no porto e abertas quando está no mar. Construídas com o mesmo material das turbinas eólicas para torná-las duráveis, devem gerar uma economia média de combustível de até 30% em embarcações novas. A instalação das “asas” ocorreu no estaleiro COSCO, na China.
A iniciativa faz parte de um projeto que compreende uma infinidade de participantes do setor em design, financiamento, fornecimento, instalação, fretamento e operação. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia.
Navio alado
O desempenho das WindWings será monitorado de perto nos próximos meses para melhorar o seu design, operação e desempenho. O Pyxis Ocean será usado como teste para o setor.
“Se a navegação internacional deseja atingir sua ambição de reduzir as emissões de CO2, a inovação deve vir à tona. O vento é um combustível quase marginal e sem custos e a oportunidade de reduzir as emissões, juntamente com ganhos significativos de eficiência nos custos operacionais das embarcações, é substancial. Hoje é o culminar de anos de pesquisas pioneiras, onde investimos em nossa tecnologia única de vela eólica e buscamos um parceiro de industrialização qualificado na Yara Marine Technologies, a fim de fornecer aos proprietários e operadores de embarcações a oportunidade de obter essas eficiências”, disse John Cooper, CEO da BAR Technologies.
Aos cinco anos de idade, o Pyxis Ocean representa o desafio que da transição energética na frota global. Com embarcações de até nove anos de idade representando 55% dos graneleiros e 51% de todos os navios na água, a indústria mundial precisa urgentemente de soluções de retrofit capazes de descarbonizar os navios existentes, juntamente com a pesquisa e desenvolvimento de futuros fontes de combustíveis limpos, como gases renováveis e hidrogênio.
“A pressão está sobre a comunidade de proprietários e fretadores de navios para tomar medidas proativas e materiais para enfrentar os desafios imediatos e crescentes para a transição energética em seus navios existentes, e rápido”, disse em comunicado Takafumi Oka, gerente geral do Departamento de Navios da Mitsubishi.
O presidente da divisão de transporte marítimo da Cargill, Jan Dieleman, comentou que “a colaboração em toda a cadeia de abastecimento marítimo é fundamental para a implantação eficaz de soluções de redução de emissões”. Segundo ele, “a Cargill e a MC Shipping estão trabalhando juntas para preencher a lacuna entre o armador e o afretador, com o desejo de implementar tecnologias que beneficiem não apenas ambas as partes, mas a indústria e o planeta como um todo.”