carbonreport.com.br

Net Zero

net zero estrada

Net zero é um termo que se refere a zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, na atmosfera. Isso significa que todo lançamento de gases poluentes deve ser compensado pela redução de uma quantidade equivalente de CO2. Na prática, isso se consegue minimizando a quantidade de gases emitidos e retirando ou absorvendo da atmosfera os gases contaminantes que se produzam.

Net zero é um compromisso assumido por indivíduos, empresas e governos para combater o aquecimento global e evitar as consequências desastrosas das mudanças climáticas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as emissões globais devem ser zeradas até 2050 para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC em relação ao período pré-industrial.

Para alcançar o net zero, é preciso implementar uma série de medidas, como aumentar o uso de energias renováveis, repensar os combustíveis usados no transporte e a eficiência da produção de alimentos, investir em tecnologias de captura e armazenamento de carbono, restaurar florestas e outros ecossistemas que sequestram carbono, entre outras.

Net zero é o diminutivo da expressão “net zero carbon emissons” ou “zero emissões líquidas de carbono”. As emissões de gases de efeito estufa estão classificadas de acordo com o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) em escopos 1, 2 e 3 – os dois primeiros obrigatórios para as empresas que aderem à medição e último voluntário.

O GHG Protocol fornece estruturas padronizadas globais abrangentes para medir e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa de operações dos setores público e privado, cadeias de valor e ações de mitigação amplamente utilizadas em todo o mundo. O Corporate Accounting and Reporting Standard é a plataforma de contabilidade para programas corporativos e relatórios de emissão de gases de efeito estufa.

Segundo o Acordo de Paris, um tratado internacional assinado em 2015, as emissões globais devem ser zeradas até 2050 para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC em relação ao período pré-industrial.