carbonreport.com.br

Oxy e ADNOC avaliarão viabilidade de planta DAC em escala de megatoneladas fora dos EUA

Oxy e ADNOC avaliarão viabilidade de planta DAC em escala de megatoneladas fora dos EUA

Companhia de Abu Dhabi anunciou planos de capturar CO2 direto do ar e novos acordos com 30 empresas para a fabricação local de produtos não petrolíferos, à medida que acelera descarbonização

A Occidental Petroleum (Oxy) anunciou hoje (5/10) que a sua subsidiária 1PointFive e a Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC) assinaram um acordo para iniciar um estudo preliminar de engenharia para capturar um milhão de toneladas por ano de dióxido de carbono nos Emirados Árabes Unidos. As empresas vão utilizar a chamada tecnologia de Captura Aérea Direta (DAC) de CO2, considerada uma solução complementar à natural no combate às mudanças climáticas em escala global.

De acordo com o comunicado, o estudo avaliará a viabilidade de construir a primeira instalação DAC em escala de megatoneladas fora dos Estados Unidos. A 1PointFive está implantando um projeto no condado no Texas, Estados Unidos, chamado Stratos, que usa a tecnologia DAC desenvolvida pela Carbon Engineering. A previsão é de capturar até 500 mil toneladas de CO2 da atmosfera por ano nesta instalação.

Na mesma data, a ADNOC anunciou novos acordos com 30 empresas para a fabricação local de produtos não petrolíferos críticos na sua cadeia de abastecimento, à medida que acelera a descarbonização das suas operações. O anúncio foi feito no 7º Fórum Anual de Parcerias Empresariais da ADNOC, realizado na ADIPEC, encontro da indústria energética que acontece em Abu Dhabi. 

Os novos acordos descrevem a intenção de fabricar localmente produtos potencialmente avaliados em até US$ 2,7 bilhões de dólares na cadeia de abastecimento da ADNOC. A iniciativa é parte do projeto “Faça nos Emirados”.  

Créditos de remoção de carbono

A 1PointFive está comercializando créditos de remoção de carbono (Carbon dioxide removal – CDR), adquiridos principalmente por indústrias de difícil descarbonização para que atinjam suas metas de neutralidade de carbono. De acordo com a empresa.

Se o projeto dos Emirados Árabes for aprovado, o CO2 será injetado em reservatórios salinos não utilizados na produção de petróleo e gás, para armazenamento permanente. A ADNOC está testando o primeiro poço de injeção de CO2 totalmente sequestrado do mundo em um aquífero salino em Abu Dhabi.

“Continuaremos a aproveitar a nossa experiência em gestão de carbono para agregar valor, envolver parceiros comprometidos e acelerar a nossa capacidade de atingir as nossas metas de emissões líquidas zero e ajudar outros a atingir as suas”, disse Vicki Hollub, presidente e CEO da Occidental