Estudo foi desenvolvido em parceria com a GlobeScan e teve patrocínio da Ambev, Asics, Assaí Atacadista, Mercado Livre, PepsiCo, RaiaDrogasil e Unilever
11 de março de 2024
Na semana do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Instituto Akatu alerta para a necessidade de democratização do acesso a produtos e serviços mais sustentáveis no país. De acordo com a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2023”, realizada pelo Akatu e GlobeScan, o preço é a maior barreira para a adoção de estilos de vida com melhor impacto para as pessoas e para o meio ambiente. De acordo com o estudo, 57% dos brasileiros e brasileiras dizem que viver de forma mais sustentável é “muito caro” — contra 49% da média global de 31 países mapeados pelo estudo.
A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023 contou com o patrocínio de Ambev, Asics, Assaí Atacadista, Mercado Livre, PepsiCo, RaiaDrogasil e Unilever e apoio institucional de PwC e WWF-Brasil. Em sua quinta edição consecutiva, incluiu etapas quantitativa, realizada em 31 países, e qualitativa, exclusiva do Brasil, com focos nas gerações Z e Millennials.
Os resultados são uma importante base para que empresas, marcas e organizações desenvolvam estratégias e ações para estimular hábitos mais saudáveis e sustentáveis no país.
Para Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Instituto Akatu, essa percepção de que produtos sustentáveis são mais caros é uma visão limitada da sustentabilidade. “Praticar o consumo consciente pode significar economia direta no bolso, ao evitarmos desperdícios de água, de energia e de alimentos, por exemplo, ou quando deixamos de comprar itens supérfluos”, explica o especialista da organização que atua há duas décadas pela mobilização de indivíduos e empresas para o consumo consciente e a sustentabilidade.
Além de ampliar a oferta e o acesso a produtos mais saudáveis e sustentáveis, como alimentos com menos agrotóxicos, produtos mais duráveis, opções com menos embalagens e itens feitos a partir de matérias-primas recicladas ou recicláveis, é importante trabalhar a percepção dos benefícios da sustentabilidade para todos. “Quando o consumidor têm mais acesso à informação e aos benefícios socioambientais embutidos no preço, ele tem maior probabilidade de fazer melhores escolhas”, afirma Felipe Seffrin.
O Instituto Akatu reforça que o consumidor precisa observar diferentes ângulos ao fazer uma compra: à primeira vista um produto mais durável pode ser mais caro que um produto descartável, mas evita compras recorrentes e gera menos resíduos. Da mesma forma, produtos mais sustentáveis podem ter preço mais elevado que outras opções, mas representam menos impactos negativos ao meio ambiente, como emissões de gases poluentes e desperdícios de matérias-primas que, no final das contas, protegem a natureza e beneficiam o próprio consumidor.
A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023 também mapeou outras barreiras importantes para o consumo consciente e a prática da sustentabilidade no país. Elas são a falta de apoio do governo e das empresas, respectivamente para 49% e 40% dos respondentes. Outro empecilho é a falta de informação: 28% dos não sabem como viver de uma maneira que seja boa para si, para outras pessoas e para o meio ambiente — índice que aumenta para 34% entre os jovens da Geração Z, nascidos a partir de 2000.
Confira as informações.