carbonreport.com.br

Pesquisadores brasileiros estudam o impacto das mudanças climáticas nos Andes

Pesquisadores brasileiros estudam o impacto das mudanças climáticas nos Andes

Projeto desenvolvido em parceria por diversas universidades brasileiras monitora as alterações do clima nos solos afetados pelo congelamento e descongelamento, onde nasce o Rio Amazonas

16 de abril de 2024

Os professores Guilherme Resende Correa, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), e Eduardo Osório Senra, do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU), estão entre os pesquisadores de um amplo projeto de pesquisa sobre os Andes, sediado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A iniciativa tem o objetivo de monitorar as alterações climáticas nos solos afetados pelo congelamento e descongelamento, e os impactos nos ecossistemas ao longo da Cordilheira.

Segundo eles, para a sociedade, essas pesquisas são cruciais, pois envolvem o entendimento das dinâmicas globais que afetam os serviços ecossistêmicos e bem-estar de todos. As principais correntes atmosféricas e oceânicas que definem o nosso clima partem das diferenças de pressão e temperatura das regiões polares e frias, acrescentam.

Outro efeito direto do que acontece nessas regiões, especialmente a dos Andes Tropicais, é o impacto nos fluxos hídricos e de sedimentos que afetam o território brasieiro. Este é o caso da Bacia Amazônica, que tem suas cabeceiras nos Andes Peruanos e Bolivianos, explica Senra.

Pool de universidades

O projeto começou em 2003, por meio do Programa Antártico Brasileiro, com pesquisas de Carlos Ernesto Schaefer, da UFV, na Antártica. Desde 2010, os trabalhos se ampliaram para os Andes.

Atualmente, a parceria acontece com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFU, com o Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV, além da participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com o aumento das preocupações sobre os efeitos das mudanças climáticas, compreender como esses fenômenos afetam os ecossistemas é crucial. A Cordilheira dos Andes é uma região de extrema importância ambiental e sua vulnerabilidade às mudanças climáticas é motivo de preocupação.