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Stellantis e Aramco verificam compatibilidade de veículos em circulação com eFuel

Stellantis e Aramco verificam compatibilidade de veículos em circulação com eFuel

Combustível sintético de baixo carbono é produzido a partir do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial e hidrogênio renovável 

A Stellantis concluiu que 24 famílias de motores em veículos europeus comercializados desde 2014, representando 28 milhões de veículos em circulação, estão prontas para utilizar o eFuel sem qualquer modificação do trem de força, após meses de testes nos seus centros técnicos em toda a Europa. O combustível sintético de baixo carbono é produzido a partir do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, com hidrogênio renovável.

Os testes foram realizados utilizando eFuels substitutos fornecidos pela Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo.

Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, o eFuel de baixo carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70% com base no ciclo de vida, em comparação com os combustíveis convencionais.

“A nossa prioridade é proporcionar uma mobilidade sem emissões para todos, com foco na eletrificação, enquanto a nossa colaboração com a Aramco é um passo importante e complementar nesta jornada para a frota circulante. Estamos explorando todas as soluções para reforçar a nossa ambiciosa estratégia de nos tornarmos uma empresa carbono neutro até 2038”, disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.

“A entrada dos eFuels pode ter um impacto enorme e quase imediato na redução das emissões de CO2 da frota de veículos em circulação, oferecendo aos nossos clientes uma opção fácil e economicamente eficiente para reduzir a sua pegada de carbono, uma opção tão simples como escolher uma bomba diferente no posto de combustível, sem nenhuma modificação adicional em seus veículos”, acrescentou.

Através do seu plano estratégico de longo prazo, a Stellantis pretende reduzir pela metade a sua pegada de carbono até 2030, comparando com as métricas de 2021, e atingir carbono neutro até 2038. A empresa estima que a utilização de eFuels de baixo carbono em até 28 milhões dos seus veículos europeus poderá reduzir até 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa entre 2025 e 2050.

Os testes dos eFuels substitutos da Stellantis abrangem emissões do tubo de escape, capacidade de arranque, potência do motor, duração da confiabilidade, diluição do óleo, tanque de combustível, linhas e filtros de combustível, bem como o desempenho do combustível em temperaturas de frio e calor extremos.

A Aramco está atualmente trabalhando em duas plantas de demonstração para explorar a produção de combustíveis sintéticos de baixo carbono. Junto com a ENOWA (Neom Energy and Water Company), está atuando na Arábia Saudita para demonstrar a produção de gasolina sintética para veículos de passageiros leves. Já em Bilbau, Espanha, a Aramco e a Repsol estão explorando a produção de diesel sintético e combustível de aviação com baixo teor de carbono para automóveis e aeronaves.