Empresa está comprando créditos de remoção de carbono da 1PointFive e investindo na CarbonCapture Inc. para acelerar o desenvolvimento de soluções de CO2 retirado da atmosfera
A Amazon anunciou nesta terça-feira seus primeiros investimentos em captura direta de ar (DAC), como parte dos compromissos de combater as mudanças climáticas e de alcançar emissões líquidas zero até 2040. A empresa está apoiando a maior implantação mundial de tecnologia DAC, da 1PointFive, informou em comunicado, comprometendo-se a comprar 250 mil toneladas métricas de carbono removido da atmosfera ao longo de dez anos. Este contrato é um dos maiores de todos os tempos para uma instalação DAC, afirma a empresa.
O carbono será oriundo da Stratos, a primeira planta DAC da 1PointFive, uma empresa de captura, utilização e sequestro de Carbono. Isto equivale à quantidade de CO2 armazenada naturalmente em florestas dos EUA com extensão equivalente a aproximadamente metade do tamanho do estado de Rhode Island. O carbono retirado do ar será armazenado no subsolo em aquíferos salinos, que são grandes formações rochosas geológicas saturadas de água salgada.
O anúncio acrescenta que o Climate Pledge Fund da Amazon também está investindo na Carbon Capture Inc., uma empresa de tecnologia climática reconhecida por seus sistemas DAC modulares pioneiros, projetados para serem facilmente atualizados ao longo do tempo. Esses mecanismos filtram o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, e a possibilidade de atualização possibilita reduções de custos impulsionadas pelos rápidos avanços da ciência dos materiais.
Na tecnologia DAC, o CO2 da atmosfera é filtrado do ar e armazenado em formações geológicas subterrâneas ou usado para criar diversos tipos de produtos, desde concreto, tijolos e cimento e fármacos e alimentos. Com os novos investimentos, a captura de carbono do ar se torna um componente da estratégia mais ampla de sustentabilidade da Amazon, que também aposta em soluções baseadas na natureza, como a conservação e restauração florestal.
“O foco principal da Amazon é descarbonizar nossas operações globais por meio de nossa transição para energia renovável, construindo com materiais mais sustentáveis e eletrificando nossa frota de entrega e logística global”, disse Kara Hurst, vice-presidente de sustentabilidade mundial da Amazon. “Também estamos buscando mudanças como a redução do peso das embalagens por remessa para nossos clientes. Ao mesmo tempo, também precisamos de procurar todos os caminhos possíveis para reduzir o carbono na atmosfera. Estes investimentos na captura direta de ar complementam os nossos planos de redução de emissões e estamos entusiasmados em apoiar o crescimento e a implantação desta tecnologia.”
Maior usina de captura de carbono do ar no mundo
A 1PointFive está construindo sua primeira fábrica de DAC no condado de Ector, no Texas. Quando estiver totalmente operacional, a usina deverá ser a maior do mundo, com possibilidade de capturar até 500 mil toneladas de CO2 anualmente. Também aproveitará a infraestrutura digital da Amazon Web Services para analisar dados de desempenho em tempo real e otimizar operações, além de permitir que a 1PointFive aplique esses aprendizados em suas futuras fábricas de DAC.
“A compra e o contrato de longo prazo da Amazon representam um compromisso significativo com a captura direta de ar como uma solução vital de remoção de carbono”, disse Michael Avery, presidente e gerente geral da 1PointFive. caminho para atingir o zero líquido e mostra o papel crescente que a tecnologia DAC desempenhará nos caminhos de descarbonização. Estamos entusiasmados em colaborar com a Amazon para ajudá-los a atingir seus objetivos de sustentabilidade.”
Acelerando a implantação comercial do DAC
A startup de tecnologia climática CarbonCapture está focada em acelerar a inovação e a escala na indústria DAC. A arquitetura de sistema aberto modular patenteada pela empresa permite que novos sorventes – os principais materiais responsáveis pela filtragem do CO2 da atmosfera – sejam trocados à medida que se tornam disponíveis. Maximizar o desempenho do sorvente é uma estratégia fundamental para reduzir o custo do DAC ao longo do tempo, diz o comunicado.
Além de um investimento do Climate Pledge Fund da Amazon, a CarbonCapture disponibilizará para a empresa até 100 mil toneladas de créditos de remoção de carbono, que a Amazon planeja disponibilizar para empresas dentro da empresa e entre seus fornecedores, parceiros de vendas e clientes.
“Estamos extremamente entusiasmados por sermos apoiados por um investidor de risco de primeira classe como o Climate Pledge Fund da Amazon”, disse Adrian Corless, CEO e diretor de tecnologia da CarbonCapture. “Além disso, esperamos alavancar nosso relacionamento com a Amazon para democratizar o acesso e reduzir o custo de longo prazo da produção de créditos de remoção de carbono.