carbonreport.com.br

Brasil quer parceria em renováveis com EUA e articula Hub de Descarbonização com Reino Unido

Brasil quer parceria em renováveis com EUA e articula Hub de Descarbonização com Reino Unido

O ministro Haddad se reuniu com o enviado especial para o clima dos EUA, John Kerry; já o Reino Unido anunciou acordo para formação de Hub de Descarbonização Industrial com o Brasil

02 de dezembro de 2023

Depois de os Estados Unidos terem divulgado nota ontem em apoio ao Plano de Transformação ecológica do Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu neste sábado (2/12) com com o enviado do governo americano para o clima, John Kerry, para tratar da aproximação do Brasil com empresas americanas, visando a formação de joint venture para produção de energia renovável. Já o Reino Unido anunciou a formalização de um acordo de cooperação com o Brasil em projetos de apoio à descarbonização do setor industrial.

Haddad propôs a Kerry que o governo dos EUA estimulem as empresas americanas a promover uma aproximação com empresas brasileiras na produção de energia eólica, solar e hidrogênio verde. Seria uma joint venture com base tecnológica para que o Brasil se torne mais independente de componentes estrangeiros e possa produzir localmente o que é necessário para multiplicar a produção de energia limpa, disse o ministro brasileiro, disse Haddad.

Segundo Kerry, o governo americano não investe diretamente em iniciativas privadas, mas atua por meio da International Development Finance Corporations (DFC). “Temos uma equipe no Brasil para abrir e incrementar oportunidades de negócios”, acrescentou. Kerry reuniu com Haddad no pavilhão do Brasil na COP28.

Em entrevista conjunta com Haddad, o representante do presidente Joe Biden na COP28 disse que os Estados Unidos querem trabalhar em projetos de forma cooperativa “não só na Amazônia, mas no Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica”. Kerry lembrou que o setor privado americano é o maior investidor estrangeiro no Brasil e que o presidente Biden anunciou, no início deste ano, que vai destinar US$500 milhões para o Fundo Amazônia.

Hub de Descarbonização Indústria

Já o Reino Unido divulgou o documento que havia sido assinado no Brasil pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin e entregue neste sábado para a ministra de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Claire Coutinho, em cerimônia durante a programação da COP28.

O acordo de cooperação prevê a formação de um Hub de Descarbonização Industrial no Brasil (HDIB), que vai funcionar como um centro de articulação de parcerias internacionais com interesse na descarbonização do setor industrial. Entre as formas de cooperação previstas no memorando com o Reino Unido estão: entendimento das necessidades e ambições do governo brasileiro na descarbonização do seu setor industrial; articulação de parcerias internacionais; incentivo a doadores internacionais de financiamento climático a participarem; promoção de atividades realizadas pelo HDIB nos principais eventos internacionais sobre clima e energia limpa; realização de assistência técnica e financeira para projetos de descarbonização.