carbonreport.com.br

Comitê reúne setores público e privado para estimular indústria de baixo carbono

Comitê reúne setores público e privado para estimular indústria de baixo carbono

Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC), criado em junho, vai subsidiar política públicas para a transição para a economia de baixo carbono

Promover a articulação dos setores público e privado na elaboração da economia verde e elaborar estudos para subsidiar políticas públicas que estimulem a transição para uma indústria de baixo carbono, alinhadas às missões da nova política industrial. Esses são os principais objetivos do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC), que terá a sua primeira reunião de trabalho nesta terça-feira (5/9), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Formado por 14 representantes do setor público e outros 14 da iniciativa privada, o colegiado, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), terá caráter consultivo. O Comitê será responsável, ainda, por implementar, monitorar e revisar as políticas públicas, iniciativas e projetos que estimulem a transição ecológica no setor industrial.

O CTIBC deve aprovar, nesta reunião, a criação de quatro grupos de trabalho para o aprofundamento de temas prioritários: mercado regulado de carbono; descarbonização e transição energética da indústria; inventários organizacionais; e biotecnologia e bioindústria.

A atuação do comitê responde a uma das seis missões da nova política industrial, definida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que trata de bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas.  

Programação

O secretário executivo do MDIC, Marcio Elias Rosa, representa o MDIC na abertura do evento, às 14h. Em seguida, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg coordena o início dos trabalhos.

As discussões serão divididas em cinco painéis temáticos:
Mercado Regulado de Carbono, mediado pela coordenadora-geral de Finanças Verdes da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), Beatriz Soares, e por um representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Descarbonização e Transição Energética da Indústria, mediado pelo coordenador-geral de Descarbonização da SEV, e por um representante da CNI.
Inventários Organizacionais, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e por um representante do setor privado.

Bioeconomia e Bioindústria, mediado pelo coordenador-geral de patrimônio genético da SEV, Rafael Sá Marques, e pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Tiago Falda.

Plano Clima, apresentado pelo diretor do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (MMA), André Luiz Campos de Andrade.