Recursos foram levantados junto à Corporação Financeira dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o selo carbono neutro foi obtido em parceria com a Moss
17 de novembro de 2023
O Banco Sofisa firmou uma parceria com a Corporação Financeira dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (DFC) para obter um empréstimo de US$45 milhões, a serem repassados prioritariamente às pequenas e médias empresas (PMEs) da Amazônia. A operação, com duração de cinco anos, conta com o apoio institucional da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil. A BH26, firma de assessoria financeira, foi conselheira da transação.
As informações fazem parte do primeiro relatório de sustentabilidade do Banco Sofisa, divulgado nesta sexta-feira (17/11). O documento também destaca que a instituição conseguiu limpar mais rápido do que previa a sua pegada de carbono em 2022. Por isso, no ano passado, recebeu dois selos “Moss Carbon Neutral” em maio de 2022, uma certificação de compensação da pegada de carbono, referentes ao ano de 2021 e de 2022.
A compensação de carbono ocorreu em parceria com a Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de crédito de carbono e de soluções ambientais em blockchain, que realizou o inventário da quantidade de CO2 compensada pelo Banco Sofisa.
“A neutralização de carbono é um passo importante para manutenção do equilíbrio ambiental. Queremos ser uma empresa carbono neutro daqui em diante”, ressalta a diretora de ESG do Banco Sofisa, Sílvia Scorsato.
O inventário considerou os fatores de emissão definidos pela ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol. Os demais dados foram retirados de fontes oficiais como relatórios governamentais, estudos de companhias ambientais, artigos científicos e dados de fornecedores. De acordo com a instituição, os recursos dos créditos de carbono são direcionados aos projetos dedicados à redução das emissões de gases de efeito estufa, que provocam as mudanças climáticas e o aquecimento global.
“Nosso Relatório de Sustentabilidade 2022 coloca luz nos principais marcos da história do Banco Sofisa, nas iniciativas sociais realizadas e em tudo que tem sido feito para gerar impacto positivo aos clientes e à sociedade. A nossa agenda ESG está alinhada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro mais resiliente e alinhado com as necessidades presentes e futuras da sociedade e do planeta”, explica Scorsato.
O cuidado com o meio ambiente também foi tema de iniciativas culturais promovidas pelo Banco Sofisa, uma das mais tradicionais instituições financeiras do país, com mais de 60 anos de atuação, focada no atendimento a pequenas, médias e grandes empresas. Reconhecido como o melhor banco do Brasil pelo ranking Melhores Bancos do Mundo 2023, da Forbes, em parceria com a Statista,a instituição conta também com o Sofisa Direto, primeiro banco 100% digital e tarifa zero do país, focado no atendimento às pessoas físicas.
Um exemplo é o patrocínio ao projeto teatral “Reciclar é uma festa”, que incentiva o descarte correto do lixo e será apresentado em três escolas municipais de São Paulo. O objetivo do projeto é levar às crianças, de forma lúdica, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente. A peça conscientiza sobre a situação dos lixões e aterros no país e os alunos vão elaborar sugestões sobre como reduzir lixo por meio de bons hábitos no dia a dia. Para isso, a iniciativa conta com músicas compostas especialmente para a montagem. A interação dos personagens com o público é outro diferencial do espetáculo.
Além das iniciativas ambientais, o relatório também aborda as práticas de governança corporativa, incluindo a estrutura de tomada de decisões, a transparência e a prestação de contas.
Adesão ao Pacto Global da ONU
Entre as ações descritas no documento, um dos destaques é a entrada do Sofisa ao Pacto Global da ONU no Brasil, durante o segundo semestre de 2022. A iniciativa da Nações Unidas (ONU) é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.