carbonreport.com.br

Union Chapel: arquitetura, música e propósito de melhorar o mundo à luz da doutrina cristã

Union Chapel: arquitetura, música e propósito de melhorar o mundo à luz da doutrina cristã

Capela abre suas portas para um público diverso interessado em orar, assistir a shows ou simplesmente desestressar com a ajuda de uma ativista climática. E não é proibido beber no bar

Londres, 20 de novembro de 2023

Mariza Louven

Se o engajamento de mais pessoas, empresas e investidores na luta contra a mudança climática é urgente, por que não promover esta bandeira também num espaço religioso alternativo? A proposta de cristianismo inclusivo da Union Chapel, em Londres, é desenvolver um programa de apoio à justiça racial, social, econômica e climática a partir da perspectiva da fé cristã.

A turnê de despedida de Milton Nascimento, no ano passado, incluiu uma apresentação na Union Chapel, que em outras épocas recebeu também Amy Winehouse, Elton John e Philip Glass, entre muitos astros internacionais. Os frequentadores sedentos podem aproveitar o show com uma caneca de chá na mão. Afinal, é Londres! Ou ir até o bar e tomar uma cerveja lá. O dinheiro arrecadado vai para a restauração do prédio histórico e para caridade.

Construída no final do século XIX, a igreja em funcionamento é também um local de entretenimento ao vivo e centro de caridade para moradores de rua em Islington, o bairro de Londres onde está situada. Depois de passar por um processo de degradação e quase ser demolida, a capela de arquitetura gótica vitoriana acolhe shows, concertos e eventos desde 1992. Hoje, recebe uma multidão multicultural e multigeracional.

Igreja de Londres realiza shows para promover justiça racial, social, econômica e climática

O prédio é administrado pela instituição de caridade Union Chapel Project, fundada em 1799 por um grupo cristão autointitulado “ativista radical” não-conformista. Considerado um grupo religioso minoritário, reprimido no passado, ganhou apoio popular significativo devido ao seu trabalho humanitário que transformou a capela numa poderosa força social e política dentro da sociedade.

A ideia é atrair o maior número possível de pessoas para o local e desenvolver o edifício para uso cultural e comunitário. Como parte desse plano, a Union Chapel funcionou como um hub da força-tarefa criada para atender a pessoas em situação de rua durante a pandemia de Covid-19.

Mayra Andrade da Union Chapel

A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade foi destaque esta semana na Union Chapel, em apresentação prevista para ser de um único dia, no contexto do EFG London Jazz Festival. Com os ingressos esgotados rapidamente, mais um dia foi adicionado para atender a parte da demanda do público. Como ela mesma disse à audiência presente na sexta-feira (17/11), 99% não entendem as letras das canções.

Mayra Andrade canta principalmente em crioulo, língua africana que incorpora o português, idioma oficial do arquipélago de Cabo-Verde, ex-colônia de Portugal. Ainda assim, o público participa ativamente da performance, graças à sonoridade e presença de palco da artista.

Ativista climática se apresentará ainda este mês

Na próxima quarta-feira (22/11), será a vez da ativista climática Cathy Eastburn conduzir uma sessão de meditação ao som de gongos. As pessoas são convidadas a levar seu próprio tapete de yoga. Cadeiras e travesseiros estarão disponíveis para quem quiser assistir à performance destinada a ajudar os interessados a escapar do estresse na cidade. Será no Union Chapel Bar, às 19h.

Cathy Eastburn
Cathy Eastburn, algemada, após protesto em Londres
Cathy Eastburn, algemada, após protesto em Londres
Imagem do protesto

A musicista já esteve presa por integrar um grupo de manifestantes que paralisaram um movimentado cruzamento de Londres, atrapalhando o trânsito.

No mês do Natal, o astro é Jesus

Em dezembro, a Union Chapel também celebra mais uma vez o nascimento de Jesus, claro, em um evento especial no dia 17. A Capela será toda iluminada por velas e a congregação cantará canções de Natal conhecidas.

Durante toda a noite, a história do nascimento de Cristo vai ser contada por meio de palavras, orações e música do Union Chapel Voices, o quarteto vocal da própria capela, instrumentistas e atores. “Todos os anos, a antiga história continua a falar-nos de novo com a sua mensagem de esperança em tempos difíceis”, diz o texto da programação.