carbonreport.com.br

Papa Francisco e lideranças religiosas de todo o mundo estarão presentes na COP28

Papa Francisco e lideranças religiosas de todo o mundo estarão presentes na COP28

Manifesto inter-religioso defende medidas decisivas para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C neste século, sublinhando a urgência do diálogo e da ação

22 de novembro de 2023

A COP28 é a primeira Conferência do Clima da ONU a ter uma presença maciça e organizada de lideranças religiosas de alto nível, como o papa Francisco, mobilizadas em torno da mudança climática. O objetivo é promover o diálogo inter-religioso e aproveitar a influência de autoridades espirituais para levantar a bandeira da descarbonização.

“Os grupos religiosos alcançam 84% da população mundial e também são eles próprios os principais interessados, possuindo 7% a 8% da terra habitável”, disse em um post no Linkedin Johannes van de Ven, diretor-executivo da Good Energies Foundation, com sede na Suíça, e presidente do Conselho do World Resources Institute (WRI) Brasil, sediado em São Paulo.

Quem tiver interesse em saber como a fé, a ciência e a filantropia podem se juntar
para produzir mais impacto na ação climática, basta se inscrever no webinar sobre o tema, presidido por van de Ven, que acontecerá no próximo dia 28/11.

O evento on-line está sendo organizado em parceria entre o Vaticano, WRI, Good Energies Foundation, Hubs e ODS7 Global. “Juntos, discutiremos o papel transformador das comunidades de fé na tomada de medidas contra a crise climática, promovendo um diálogo onde a fé se cruza com a ciência e destacando o impacto da filantropia na condução da mudança”, acrescentou van der Ven.

COP terá Pavilhão da Fé inédito

Semana que vem (30/11), a capital dos Emirados Árabes Unidos, Dubai, começa a sediar a COP28. Este ano, pela primeira vez, o evento também contará com um Pavilhão da Fé, inédito numa cúpula do clima das Nações Unidas, situado na Zona Azul.

O Pavilhão da Fé é um espaço dedicado a diferentes crenças, tradições e perspectivas, para que se unam com o objetivo de alcançar um futuro melhor para o planeta e para a humanidade. Proporcionará oportunidade de ligação entre religiosos e ativistas dedicados à proteção ambiental e à justiça climática, possibilitando o engajamento de novos públicos em soluções inovadoras para a crise climática.

Declaração inter-religiosa

A Conferência Global de Fé sobre Ação Climática (Global Faith Summit on Climate Action), realizada nos dias 6 e 7 de novembro nos Emirados Árabes Unidos, reuniu mais de 150 representantes de religiões como o budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo, judaísmo, siquismo e de povos indígenas. A cúpula religiosa pré-COP28 resultou numa declaração inter-religiosa sobre o clima.

O evento foi rganizado pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e pelo Conselho Muçulmano de Anciãos, em colaboração com a Santa Sé. Na ocasião, as autoridades religiosas elaboraram uma declaração conjunta que apela a governos, empresas e instituições financeiras para adotarem ações transformadoras e criarem novos mecanismos financeiros para compensar perdas e danos causados pelos eventos climáticos extremos em países e regiões mais vulneráveis.

O manifesto assinado por 28 lideranças religiosas globais exige medidas decisivas para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C neste século. A declaração sublinha a urgência do diálogo e da ação, destacando a necessidade de enfrentar as mudanças climáticas com solidariedade, responsabilidade e esperança. Os signatários sublinham a importância da ciência e da sabedoria tradicional, bem como o compromisso com os direitos humanos.

A pede um modo de vida baseado em valores éticos e sustentáveis. Insta à promoção da transição para as energias renováveis ​​e a uma mudança de paradigma em direção ao pensamento circular. A declaração também chama a atenção dos governos, empresas e instituições financeiras para que tomem medidas transformadoras e criem novos mecanismos financeiros para perdas e danos, especialmente para compensar prejuízos causados pelas catástrofes climáticas a regiões e grupos mais vulneráveis.

Cientistas, líderes políticos, cientistas e representantes religiosos globais reuniram-se numa Conferência Global de Fé sobre Ação Climática. Foto de divulgação do evento
Cientistas, líderes políticos e representantes religiosos globais reuniram-se numa Conferência Global de Fé sobre Ação Climática. Foto de divulgação do evento